Aprenda como instalar uma cerca elétrica!
Provavelmente, você já viu uma cerca elétrica para muro protegendo propriedades, mas você sabe como instalá-la? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar como instalar uma cerca elétrica. Então, vamos lá pessoal!
A cerca elétrica é um equipamento que permite a segurança e a inibição de invasores de locais públicos ou privados. Ela é a opção ideal para muros e grades que possuem mais de 2 metros de altura e podemos dizer que tem uma construção relativamente barata!
Leia também
Em geral, as cercas elétricas possuem um circuito oscilante de alta tensão, conhecido como central de choque. Elas são construídas com fios de aço inox, que são sustentados por hastes de alumínio e que possuem isoladores de poliéster. Vale lembrar que os materiais constituintes citados podem variar de acordo com o fabricante e com a qualidade do produto!
As cercas elétricas normalmente possuem as seguintes partes:
- Central de eletrificação, que é responsável por produzir pulsos de alta tensão
- Haste terra, que é responsável pelo funcionamento regular do aterramento e pela qualidade dos pulsos elétricos gerados pela central de eletrificação
- Cabo de alta tensão, que é responsável por interligar a cerca de aço inox à central de eletrificação
- Hastes de fixação, que sustentam os isoladores e dão forma à cerca elétrica
- Isoladores, que são utilizados para sustentar os fios de aço inox que compõem a cerca elétrica e esticá-los de forma adequada
- Fio de aço inox, que serve para cercar o perímetro que se deseja proteger
- Bateria, que proporciona funcionamento à central mesmo em caso de falta de energia da rede elétrica
- Sirene, que atribui maior confiabilidade ao sistema, alertando o responsável pelo local sobre interrupção na cerca ou aterramento em algum ponto específico
- Placas de aviso, que alertam sobre a presença de cerca elétrica
Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de placa de aviso para cerca elétrica.
O funcionamento de um sistema eletrificador de cerca é bastante simples e fácil de ser compreendido! A central de choque gera um pulso de alta tensão, que é enviado para a cerca montada ao redor de todo o perímetro protegido.
Os fios da cerca retornam para a central de choque, que recebe como retorno, o mesmo pulso de alta tensão que enviou, possibilitando o monitoramento e a avaliação se os fios estão rompidos ou aterrados.
Se houver fios partidos os pulsos não retornarão à central, fazendo com que um alarme seja acionado e impedindo que o sistema seja incapacitado intencionalmente! Os pulsos emitidos pelas cercas elétricas são de alta tensão e baixa corrente, garantindo que o choque não seja fatal, mas o suficiente para causar muito incomodo.
Cada um dos tipos de cerca elétrica possuem funcionalidades que melhoram a eficiência e o seu uso. Muitas funções podem ser habilitadas ou desabilitadas e em geral, é necessário entrar em contato com um profissional para programá-las ou ativá-las.
O Mundo da Elétrica separou as principais funções presentes nas centrais das cercas elétricas!
Ajuste de sensibilidade
O ajuste de sensibilidade permite a alteração da sensibilidade de disparo da cerca em caso de aterramento. Vale ressaltar que em caso de corte do fio da cerca, o aparelho irá disparar independentemente dessa configuração.
O ajuste de sensibilidade é feito para que o aparelho fique mais ou menos sensível ao disparo ocasionado por aterramento ou algum objeto que venha a tocar na cerca.
Além disso, vale salientar que o disparo muitas vezes pode ser ocasionado devido a vegetação que encosta na cerca ou por fuga de corrente nos isoladores.
Ajuste de tensão do choque
Como o próprio nome sugere, a função de ajuste de tensão do choque é utilizada para configurar a tensão do choque emitido pela central.
Ajuste do limite de pulsos falhos
A função ajuste do limite de pulsos falhos permite que todo pulso de alta tensão que a central gerar e enviar para a cerca eletrificada, retorne para a central e possibilite o monitoramento.
Tempo de sirene
O tempo de acionamento da sirene pode ser programado de acordo com as especificações de cada fabricante.
Beep de sirene
A central irá emitir beeps na sirene sempre que você armar ou desarmar seus setores ou o choque.
Saída para LED de status
O LED irá acender sempre que algum setor ou o choque estiver ativado, apagando sempre que todos os setores e a cerca estiverem desativados. Normalmente este LED é fixado na entrada da propriedade, para que o usuário saiba quando há algo ativado e quando está tudo desativado.
Shutdown de choque
É possível programar a central para interromper a geração de pulsos de alta tensão, quando a cerca for violada ou aterrada. Essa função serve para evitar que caso o fio se parta, as pessoas que tocarem nele não levem choque.
Shutdown de sirene
Habilitando essa função, a central irá contar quantas violações ocorreram em um mesmo setor ou na cerca. Caso o número de violações seja igual a um número predefinido, a sirene não tocará mais caso o mesmo setor ou a cerca sejam violados novamente.
Essa função serve para evitar que a sirene fique acionada por tempo indeterminado, principalmente em localidades próximas a hospitais e casas de repouso.
Como instalar uma cerca elétrica?
A instalação varia de fabricante para fabricante, por isso, ler o manual de instrução do produto é essencial! Outro fator importante de lembrar é que recomenda-se que a instalação de cerca elétrica seja feita por um profissional ou uma empresa habilitada, que deve seguir as orientações:
- O eletrificador de cerca deve possuir certificação do Inmetro, bem como deve ser instalado em um local seco e protegido
- Verificar se não há vegetação próxima de onde será instalada a cerca, e caso haja, procure manter uma distância adequada
- Observar a distância mínima de 4cm entre os cabos de alta isolação
- Se atentar à distância entre a central de choque e a cerca elétrica, que precisa ter no máximo 70 metros
- Colocar uma placa de aviso
- Garantir um aterramento bem feito
Além do mais, o local da base do eletrificador deve ter as seguintes características:
- Discreto para não chamar atenção
- Semiaberto na parte externa da propriedade
- Protegido contra as intempéries
- Longe do acesso de crianças ou animais
- Fácil acesso para possíveis manutenções
No vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, nós ensinamos na prática como instalar um cerca elétrica!
Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus amigos e nos acompanhe nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos como esse! Caso tenha ficado alguma dúvida ou você tenha sugestões, deixe nos comentários abaixo que vamos adorar te responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Voltagem, tensão ou diferença de potencial?
Tensão elétrica X voltagem.
Tensão admissível nas instalações
Aterramento elétrico residencial, como fazer!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.