Associação de fontes de tensão.
É normalmente comum que em um circuito eletrônico ou mesmo em circuitos elétricos apenas uma fonte de tensão seja responsável pela alimentação de uma ou de várias cargas, o método como as cargas estão ligadas resultará em como a corrente elétrica irá se distribuir para cada carga.
Da mesma forma é possível também possuir mais de uma fonte para alimentar mais cargas ou cargas que necessitem de maior potência.
Desta maneira a forma como iremos associar as fontes resultará em características diferentes para o circuito. Existem basicamente duas maneira de associar as fontes de tensão e são elas a associação de fontes em série e a associação de fontes em paralelo.
Leia também
O simbolo abaixo representa uma fonte de tensão de corrente contínua que possui uma polarização positiva e uma negativa.
Este simbolo irá representar fontes como pilhas, baterias, células solares e etc.
Associação Série:
A associação em série será feita quando uma fonte tiver um polo positivo conectado a um polo negativou de outra fonte sucessivamente para todas as fontes que componham a séria, como demonstrado no desenho abaixo:
Esta associação resultará em um somatório das tensões das fontes. Quando 6 pilha de 1,5V são associadas em série temos o equivalente a um bateria de 9V, internamente em uma bateria é possível distinguir 6 células de 1,5V. Mas é preciso atentar que para resultar neste somatório todos as céluas ou fontes tem de estar com as polaridades sempre entre positivo para negativo ou vice versa.
Quando um das fontes se encontrar contraria a associação haverá uma subtração daquela célula, como uma pilha invertida na associação do exemplo acima teremos 5 pilhas somando sua tensão de 1,5V e uma subtração de 1,5v.
Ligação paralela:
Na associação em paralelo os polos positivos de todas as fontes ou células serão conectadas da mesma forma que todos os polos negativos serão conectados resultando na associação mostrada abaixo:
Esta associação resultará em uma mesma tensão mas haverá um somatório das correntes, neste caso fontes de tensão diferentes haverá um desequilibro e uma fonte começara a drenar energia ao invés de fornecer, por este mesmo motivo esta ligação para fontes de tensão apesar de possível é muito pouco usual. No caso de pilhas ou baterias o mesmo irá ocorrer quando uma se esgotar ou baixar o nível de tensão com o passar do tempo de forma desigual as outras usadas na associação.
Veja no vídeo abaixo:
Desta maneira são possíveis ambos os tipos de associação para fontes seja a série ou a paralela sendo para fontes de tensão o mais usual a associação de fontes em série.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Ligação em série ou ligação em paralelo?
Voltagem, tensão ou diferença de potencial?
Eletricidade básica, tudo que precisa saber!
110V ou 127V?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
16 comentários para: “Associação de fontes de tensão.”
Cleyton
Bom dia vostaria de saber mais informação sobre o motor bedini ele recupera uma bateria enquanto consome a outra? Poderia fazer um video passo a passo para explicar como montar um.
Henrique Mattede
Não pesquisei ainda muito sobre este motor, mas vou dar uma olhada para me iterar do assunto.
Cleyton
Bom dia
Gostaria de montar um estator a partir de um motor que recebendo 24v dc gira a aprox a 2800rpm e gostaria de transformar este motor em um gerador de enrgia fazendo passar por cima dele imans que se encontrariam com um estator com bobinas para gerar 48vdc minhs pergunta quantas buobinas precisaria para fazer tal projeto dar certo. Quantidade de voltas, dimensão, tipo de fio, tipo de ligação.
Grato.
Cleyton
Henrique Mattede
Infelizmente neste momento eu não consigo fazer estes cálculos e te ajudar neste projeto que é bem específico, eu vou procurar alguma material escrito que possa te ajudar.
Ronald de Lima
Muito bom obrigado!
Henrique Mattede
Por nada!
Agnaldo
Gostei do conteúdo, trabalho nessa área e com isso venho aprimorar meus os conhecimentos
Valeu
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado Agnaldo!
Filipe
Bom dia professor! É Possível associar duas fontes reguláveis?
Equipe Mundo da Elétrica
Sim.
Douglas Stasionisas
Olá, Henrique. Muito bom dia.
É possível fazer o mesmo procedimento com carregadores de celular? Por exemplo, associar 2 deles de tensão de 5v em série, para gerar 10v?
Equipe Mundo da Elétrica
Não, no carregador existe uma parte eletrônica que não permite.
Lyncon
Bom dia!
Gostaria de saber como faço para ligar três fontes de 38v cada e 9A em série mas manter a mesma amperagem de 9A e obter 124v. Tenho que usar algum amplificador para isso acontecer? No aguardo. Obrigado
Equipe Mundo da Elétrica
Infelizmente não possível fazer este procedimento e obter os resultados que deseja, o melhor é usar apenas uma fonte com as dimensões desejadas.
Jose Armando Ajuda
Gostei desse debate
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado!