Características da lâmpada fluorescente
Cada tipo de lâmpada tem seus prós e contras, além disso, cada lâmpada funciona melhor em diferentes espaços de uma casa. Desde as incandescentes às de LED, elas se tornam muitas vezes mais do que um simples objeto de iluminação, mas também de decoração.
O tipo de lâmpada e o consumo de energia elétrica, é uma dúvida comum que sempre aparece na hora de comprar lâmpadas, são tantos os modelos que às vezes ficamos atordoados frente a qual tipo será o mais indicado.
Antes de entender mais sobre cada modelo, é importante saber o ambiente em que a lâmpada será usada e conferir a tensão elétrica da rede.
Leia também
As lâmpadas fluorescentes funcionam por meio da ionização de átomos de gás argônio e vapor de mercúrio.
Após a ionização, os átomos são acelerados pela diferença de potencial estabelecida entre os terminais da lâmpada, e emitem ondas eletromagnéticas ao retornarem ao estado natural.
Essas lâmpadas são mais eficientes que as lâmpadas incandescentes, pois possuem maior durabilidade e economizam energia, uma vez que não geram calor.
Atualmente, as lâmpadas fluorescentes têm sido substituídas pelas lâmpadas de LED (Light Emitter Diode), que são feitas de material semicondutor, e liberam luz ao serem submetidas a uma determinada voltagem.
As lâmpadas de LED possuem vida útil de até 50.000 horas contra 5.000 horas das lâmpadas fluorescentes e 1.000 horas das incandescentes.
Embora sejam conhecidas como lâmpadas de luz branca ou frias, no mercado já existem alguns modelos com luz amarela que substituem bem as lâmpadas incandescentes.
Funcionamento da lâmpada fluorescente
Ao ligar a lâmpada, a corrente elétrica flui por filamentos em suas extremidades. O aquecimento gera a liberação de elétrons, que entram em contato com o argônio e o vapor de mercúrio que estão confinados no tubo de vidro que compõe a lâmpada.
Após o choque dos elétrons, o gás do interior da lâmpada é ionizado. Nessa condição, a tendência dos átomos do gás é a emissão de fótons para voltar à sua condição inicial.
A radiação emitida por meio dos fótons pode ser visível ou não estando na condição de radiação ultravioleta. Caso a radiação emitida seja ultravioleta, ela será absorvida pelo revestimento interno do tubo de vidro, que as transformará em radiações visíveis.
Existem 4 modelos de lâmpadas fluorescentes no mercado:
- Lâmpada fluorescente tubular: T2, T5, T8 e T10. As do primeiro tipo possuem o menor diâmetro, enquanto as últimas o maior
- Lâmpada fluorescente compacta integrada: T2, T3 e T4. Existem 3 tipos de design diferentes: duplo, triplo e quadri em “U”
- Lâmpada fluorescente compacta não integrada: o design é parecido com a anterior. A diferença é que são comercializadas na tensão de rede, não precisando de reator e starter para funcionar
- Lâmpada fluorescente circular: modelo menos comum e, assim como as compactas não integradas, não precisam de reator ou starter
Existem ainda lâmpadas fluorescentes coloridas! Com a evolução das tecnologias de iluminação, as opções para uma decoração de ambientes com efeitos luminosos coloridos aumentam a cada dia. Além de bares, casas de show e cenários cinematográficos, atualmente a iluminação colorida vem ganhando espaço em ambientes empresariais, comerciais e residenciais.
O Mundo da Elétrica fez um vídeo completo ensinando como escolher a lâmpada ideal para o seu ambiente. Confira abaixo!
Compartilhe esse artigo com os seus amigos e espalhe este conhecimento. Nos acompanhe nas redes sociais, pois estamos sempre postando assuntos exclusivos da área da elétrica.
Caso tenha ficado com dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Lâmpadas de bulbo – Tipos e aplicações!
Como instalar dimmer? Passo a passo!
Lâmpadas de LED! Como instalar?
Como funciona a tabela de eficiência energética do INMETRO?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.