Comandos elétricos e as suas principais simbologias!
Sabemos que a eletricidade é importante para o modo de vida que temos atualmente, desde o desenvolvimento das indústrias até a comunicação à distância. A eletricidade que usamos funciona em quatro áreas, que são elas: geração, transmissão, distribuição e consumo.
Sabendo disso, o Mundo da Elétrica traz para você um artigo sobre os comandos elétricos e as suas principais simbologias, deixando você informado sobre os componentes dos comandos elétricos. Então, vamos lá pessoal!
Os comandos elétricos são divididos em dois circuitos, que são eles: o circuito de força onde as cargas se agrupam e o circuito de comando, onde ficam as sinalizações e os dispositivos de acionamento.
Leia também
Os comandos elétricos mais comuns são feitos por um circuito de força, que pode ser monofásico, bifásico ou trifásico e um circuito de comando, onde fica o acionamento dos dispositivos de sinalização.
É com o acionamento através dos comandos elétricos que as máquinas elétricas conseguem funcionar normalmente.
Principais componentes dos comandos elétricos
Abaixo você vai conhecer de forma prática todos os componentes de comandos, já que sabemos que os comandos elétricos têm inúmeros componentes.
Botoeiras:
A botoeira funciona interrompendo ou permitindo a passagem da energia elétrica a partir do momento que ela for acionada. Se a função da botoeira for ligar, quando ela for acionada e o circuito estiver desligado, ela irá ligar, caso a sua função seja desligar, o circuito será desligado após o seu acionamento.
Existem botoeiras com diferentes modelos, dentre eles:
- As botoeiras com contatos NA ou NF
- As botoeiras com retenção ou sem retenção
- As botoeiras liga/desliga conjugado
- As botoeiras cogumelo ou botão de emergência
- As botoeiras com chave
- Os contatos de selo
Para simplificar a operação, as botoeiras possuem cores que sinalizam as suas funções, sendo elas:
- Vermelho: parar, desligar, emergência
- Amarelo: intervenção
- Verde ou preto: ligar, partir, pulsar
- Azul ou branco: qualquer função diferente das citadas acima
Contatores
O contator é um dispositivo eletromecânico e é um dos principais componentes de um comando elétrico. A sua função é controlar a passagem de altas correntes (como por exemplo, 120A), possuindo as configurações de contatos NA (Normalmente Aberto) e NF (Normalmente Fechado).
Os contatores são compostos por uma bobina que cria um campo magnético, proporcionando movimento e realizando a mudança de estado dos contatos. O acionamento é feito pela energia que chega na bobina, e a alimentação é feita nos contatos A1 e A2.
Existem dois tipos de contatos, que são eles:
- Os contatos de potência ou carga: esses contatos lidam com alta corrente, e geralmente são compostos de três contatos NA para cargas trifásicas.
- Os contatos auxiliares ou de comando: esses contatos podem mesclar entre NA e NF de acordo com a aplicação. Este tipo de contato é usado para aplicações de baixa corrente ou para os comandos elétricos propriamente ditos.
Disjuntor
Os disjuntores são dispositivos utilizados para proteção dos circuitos de carga e comando. Eles possuem sistemas de proteção e manobra (ligando e desligando o circuito) em um único equipamento.
Assim como os fusíveis, os disjuntores servem para fazer a proteção do circuito elétrico contra curto-circuito e sobrecarga. Ele atua como uma chave e interrompe a circulação de corrente elétrica assim que é acionado.
Fusíveis
Os fusíveis estão presentes nas instalações elétricas de estabelecimentos, automóveis e residências. A função deste componente é a de proteção do circuito contra curtos-circuitos e as suas características são:
- Corrente nominal: é o valor de corrente que o fusível suporta sem causar interrupções no circuito.
- Corrente de ruptura: é o valor máximo de corrente que o fusível é capaz de interromper.
- Corrente de curto-circuito: refere-se ao valor da corrente máxima que deve ser interrompida pelo fusível quando ele for atingido.
- Tensão nominal: é a tensão elétrica, normalmente expressada em volts (V) ou quilovolts (kV).
Relés
Os relés são dispositivos que funcionam como chaves de comando, que em função da sua alimentação na entrada, podem alterar os circuitos ligados na sua saída. Existem vários tipos de relés, onde cada um deles apresenta características e aplicações distintas, como por exemplo:
- O relé temporizador off delay, que muda os estados dos seus contatos quando a entrada é energizada, e depois de um determinado período os volta para as suas posições iniciais.
- O relé temporizador on delay, que quando é energizado inicia a contagem de um tempo pré-determinado, comutando os seus contatos ao fim deste tempo.
- O relé térmico tem como função atuar no desligamento do motor antes que a deterioração chegue ao limite.
- O relé de falta de fase garante que o motor esteja sempre alimentado de três fases, evitando que não tenha uma destruição total do motor.
Sinaleiros
O sinaleiro é um dispositivo que tem como função alertar sobre um acontecimento, diferente da botoeira, que é usada para acionar e/ou interromper um sistema. Ambos são extremamente importantes e funcionam quase com dependência mútua.
O sinaleiro é utilizado para sinalizar e indicar o estado do circuito elétrico, podendo ser o acionamento de uma carga ou a falha no sistema por exemplo!
Com todas as informações acima sobre os comandos elétricos e as suas principais simbologias, podemos dizer que você já tem um breve conhecimento sobre o assunto. E pode aprender ainda mais com o vídeo do canal Mundo da Elétrica que recomendamos abaixo.
Te convidamos a conhecer nosso canal no YouTube e continuar acompanhando o site do Mundo da Elétrica para ter acesso a mais conteúdos como este, podendo melhorar os seus conhecimentos na área da eletricidade.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, pode deixar o seu comentário abaixo que iremos responder com prazer.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Comandos elétricos – Fundamentos e Aplicações!
Relé – Funcionamento, tipos e aplicações!
Relé temporizador – Características e funcionamento
Contator, o que é? Funcionamento, tipos e aplicações!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.