Como instalar um DR passo a passo!
O diferencial residual (DR) que também é conhecido como interruptor diferencial residual (IDR) é um dispositivo de proteção obrigatório em todas as instalações elétricas, mas que nem todos usam. Saber fazer a instalação de um DR deveria ser algo comum, mas muitos tem dúvidas e sabendo disso, iremos ensinar passo a passo como fazer a instalação de um diferencial residual por um esquema de ligação, além de explicar o que é um interruptor diferencial residual e para que serve um DR, vamos lá pessoal!
O que é um DR e qual à aplicação do DR?
De maneira bem simples, o diferencial residual (DR) é um dispositivo de proteção utilizado dentro das instalações elétricas, ele funciona como um interruptor automático, que permite desenergizar o circuito sempre que houver uma fuga de corrente superior ao que o DR é capaz de detectar. Por perceber essa fuga de corrente elétrica o dispositivo também contribui para evitar o aumento no valor da conta de energia elétrica, pois ele não permite gasto desnecessário de energia por fuga de corrente elétrica.
Leia também
Sendo assim, o seu principal objetivo é a proteção dos usuários contra choques elétricos, pois ele desarma imediatamente após detectar a fuga de corrente para o corpo do indivíduo, porque dessa maneira ele minimiza de forma significativa as graves consequências dos choques elétricos.
É importante destacar que o dispositivo de proteção DR é de uso obrigatório em todas as instalações, mas principalmente em ambientes que oferecem maiores riscos de choques elétricos, como por exemplo, onde há chuveiros elétricos ou eletrônicos e/ou banheiras.
Dicas de como instalar um dr
Agora que sabemos o que é um dispositivo diferencial residual e para que ele serve, podemos explicar como fazer a instalação, mas antes precisamos tomar alguns cuidados durante a instalação e se atentar para determinadas ocasiões.
- Antes de usar os dispositivos de teste, certifique-se que eles estão funcionando, faça o teste em locais de confiança com circuitos que você saiba se estão ativos ou não.
- Recomendamos que o disjuntor geral seja desligado e que você informe a todos que estão presentes na instalação que você estará trabalhando naquele local, evitando assim que ninguém ligue o circuito novamente enquanto esteja fazendo o trabalho.
- Mesmo em baixa tensão, um choque elétrico pode ser fatal sob determinadas condições. Portanto, como recomendação, tenha um cadeado, para que possa trancar o medidor e ninguém ligue o circuito sem que você esteja ciente. Logo após ter desligado, certifique-se que o local onde será instalado o DR esteja desenergizado.
- Não faça a instalação do dispositivo DR em uma caixa para a qual não foi projetada ou não suporte a quantidade necessária de componentes, faça o dimensionamento antes!
- Caso esteja inseguro quanto as instruções passadas não faça nada.
Materiais e ferramentas
É importante usar as ferramentas certas, conforme a sua finalidade, então utilize materiais e ferramentas de boa procedência e qualidade para minimizar os riscos durante a instalação, além de contribuir para uma instalação com uma qualidade e melhor acabamento. Para fazer a instalação será necessário:
- Interruptor diferencial residual (IDR)
- Cabos
- Etiquetas
- Alicate desencapador
- Alicate de corte
- Chave de fenda ou “Philips”
- Chave de teste
- Multímetro
Fazendo a instalação do dispositivo DR
Se estiver acrescentando o DR em um quadro de distribuição de circuitos (QDC), verifique o posicionamento dos demais dispositivos, onde é entrada e saída, para manter um padrão de organização, reduzindo as chances de erros. O mesmo deverá acontecer caso seja feita uma nova instalação no QDC.
Faça a fixação dos dispositivos de acordo com o seu modelo, de forma que o dispositivo diferencial residual seja alimentado por cima e suas saídas por baixo, mantendo a padronização e respeitando determinada ordem. O mesmo deve ocorrer se for instalado mais dispositivos DR.
Com o auxílio de um alicate decapador, desencape os condutores e faça a alimentação do dispositivo, não existe polaridade correta para o DR, a única especificação é onde será conectado o cabo neutro, mas sempre recomendamos manter um padrão de alimentação dos componentes.
O esquema abaixo mostra a montagem de um quadro de distribuição de circuitos com um dispositivo de proteção contra surto (DPS) e um DR. De forma que o Diferencial residual é ligado logo após o disjuntor geral, com a mesma fase sendo ligado no DPS e derivada para o DR. Os cabos que saem do IDR são derivados nos disjuntores dos demais circuitos.
Neste sistema o condutor neutro é ligado em um DPS e logo em seguida também é derivado para o DR. O neutro sai do Diferencial Residual e é ligado diretamente no barramento de neutro.
Todos os condutores devem ser bem fixados, faça um teste e puxando levemente os cabos, dessa forma você verifica se eles estão realmente bem presos aos bornes. Antes de fechar o QDC ligue os circuitos e faça os testes, para verificar se está tudo certo e se não há nenhuma irregularidade.
O vídeo abaixo mostra a montagem passo a passo do esquema citado acima. Ele possui o intuito de mostrar como fazer a ligação de todos os componentes e a separação de cada circuito.
Finalizamos aqui este artigo e esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre como instalar um DR! Se ainda tiver restado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Aprenda como fazer instalação elétrica!
Como fazer instalação elétrica residencial – Dicas importantes!
Dispositivo DR, o que é? Funcionamento e aplicações!
Como montar um quadro de distribuição residencial?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
15 comentários para: “Como instalar um DR passo a passo!”
Valdir Cleto
Essas explicações são muito bem vindas, e nos capacita.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Valdir!
David
Sabe me dizer se esses DR funcionam em 127v? Todos que vejo são 220v.
Daniel Marlon
Funcionam em 127V sim David! No corpo do DR há uma indicação do borne de neutro, consequentemente o outro borne é o da fase, podendo ser 127V ou 220V.
Anonimo
Tamu junto… Lado a lado
Equipe Mundo da Elétrica
Valeu!
Fabiano Faria
Boa tarde, no caso do DR eu posso alimenta-lo nos terminais de baixo? Ou seja inverter as ligações de alimentação? Ele funciona do mesm jeito?
Daniel Marlon
Olá Fabiano, em uns dispositivos DR não há problema a alimentação ser feita por baixo, porém em outros há problemas. O indicado é seguir a recomendação do fabricante descrita no diagrama de instalação que vem juntamente com o dispositivo.
Givanildo
Posso usar o DR como geral?
Daniel Marlon
Olá Givanildo, não é correto usar o DR como disjuntor geral.
Valdir Martins
Olá meus queridos.
Como estás explicações suas no enriquece.
Nossos trabalhos e também Grande aprendizado.
Parabéns a equipe.
Abraços.
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado pela mensagem Valdir!
Nelio Jardim
Compartilhar conhecimento é o caminho para a evolução profissional. Parabéns.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Nelio!
Benone Romeu Nhinguica Yacomba
Muito bom dia caríssimos MUNDO DA ELÉTRICA, na verdade eu sou novo neste site, mas só em alguns minutinhos que eu entrei logo já aprendi algumas coisas que me iquietava.
Vós sois especiais e espero que sejem assim com os demais.
“Força”
Benone Romeu.