Aprenda como instalar uma boia elétrica

Em Instalação elétrica residencial por Henrique Mattede

Você sabe o que é uma boia elétrica e como instalar uma boia elétrica? A boia elétrica é  um dispositivo que tem a finalidade de controlar e assinalar o nível de  fluido em um determinado reservatório, acionando ou desligando o sistema de abastecimento.

O que é uma boia elétrica?

De certa forma podemos dizer que a boia elétrica se trata de uma “chave automática”, isso porque quando é detectado que o nível do líquido está baixo é enviado um comando e então a bomba é acionada, mas quando a situação é inversa, a boia elétrica desliga o circuito instantaneamente, ou seja, não é necessário ir até uma chave para efetuar o desligamento do sistema, porém é com a instalação da boia que todo esse sistema é automatizado.

Leia também

A boia elétrica é muito comum em obras civis e com uma enorme facilidade para instalação. A boia elétrica que também é conhecida como eletro boia é bastante usada em poços, tanques, caixas, fontes, chafarizes, bombas de porões, entre outros, seja em um projeto residencial, comercial ou industrial, nestes casos a presença da boia é indispensável.

A função da eletro boia é proteger e controlar a bomba, como por exemplo quando uma caixa d’água estiver vazia, espontaneamente é ativado o circuito e o motor passa a bombear o liquido da cisterna para caixa, até que se chegue ao nível desejado, ou seja, a partir do momento que a caixa d’água estiver cheia o sistema é desligado. Abaixo temos uma ilustração de uma boia elétrica

.

O que é uma boia elétrica e como ela é instalada.

Boia elétrica para controle e indicação de nível em líquidos.

Como ligar a boia elétrica?

O primeiro passo que  devemos salientar é que os cabos da boia ficarão em contato direto com a água, ou seja, é fundamental que eles fiquem bem isolados. O recomendado é que primeiro isole os cabos elétricos com fita de auto fusão e depois com a fita isolante, para garantir que não tenha umidade e os cabos elétricos não oxidem ou causem um curto-circuito, o que poderia provocar sérios danos.

Antes de efetuar qualquer conexão é essencial checar a potência correta da boia que você irá usar, a partir disso será possível dimensionar qual máquina é recomendada, ou seja, uma boia com corrente de 15 ampères suportará um motor de 3/4cv em 127V ou análogo de 1cv em 220V. Geralmente todas essas especificações estão presentes no manual do fabricante.

Qual ligação devo fazer?

A ligação direta é uma opção para ligações de motores e bombas, porém esse tipo de ligação só é sugerido para motores monofásicos 1/8, 1/6/, 1/4, 1/3, e 1/2. Para motores de maiores potência não é indicado que use esse tipo de ligação.

O contrapeso é fundamental para o bom funcionamento de todo circuito, deve-se efetuar um furo no recipiente desejado e assim ajustar o contrapeso conforme o desejado. Quanto maior a distância da boia em relação ao contrapeso, menor é o nível mínimo para a ativação da eletro boia e quanto mais próximo for ajustado o contrapeso em relação a eletro boia o nível mínimo aumenta (isso varia conforme a necessidade do consumidor). A figura abaixo exemplifica a instalação do contrapeso no reservatório.

Exemplificação ilustrativa de uma boia instalada em um reservatório.

Esquematização do contrapeso em um reservatório.

Geralmente, se usa um contator ou relê para fazer esta ligação, já que nas boias podem conter dois ou três cabos, sendo  NF (Normalmente fechado), NA (Normalmente aberto) ou NF+NA. Para acionar o sistema, é ligado um dos cabos da bomba na rede elétrica, enquanto o segundo cabo vai ao contator, já o contator fica em paralelo com a boia inferior e outro cabo do contator é ligado na boia superior, por sua vez a outra extremidade da boia superior é conectada ao outro polo da rede elétrica.

Exemplificando o funcionamento, temos que quando o nível do fluido superior baixar, a boia inferior fecha o contato alimentando o contator; o contato mantém energizado até que o nível da caixa superior atinja a boia superior, no momento que o nível é alcançado a chave tornar a abrir, desligando o conjunto.

Exemplificação de uma ligação de boia em um nível superior

Esquematização de boia simples

Existem várias denominações para este dispositivo, chave boia, boia automática e boia elétrica, todas com uma única finalidade. O comércio tem uma grande variedade de modelos, mas as mais comuns são as que funcionam por meio de contato com o mercúrio.

Além do aparelho apresentado previamente, existe outro bem comum que é o sensor de nível, no qual detecta o nível através do movimento dos flutuadores, que produzem um sinal magnético, enviado ao sensor. O vídeo a seguir é explicativo e vai apresentar as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um dos instrumentos.

É sempre importante ressaltar que devemos consultar um profissional capacitado para efetuar ligações elétricas. Manusear eletricidade é perigoso e requer formação adequada, e quando associado com a água pode se tornar uma combinação fatal.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para: “Aprenda como instalar uma boia elétrica”

  • Jorge Cladio Farias Alves

    Agradeço a Deus por tantos conteúdo e de grandes valia para quem quer aprender

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sempre a disposição!

      Responder
  • Angela

    Gostaria que indicasse um profissional para instalar na minha casa dês de já agradeço

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Não trabalhamos com instalações, apenas ensinamos elétrica.

      Responder

Deixe um comentário