Como usar um paquímetro.
Um Paquímetro é uma ferramenta para comparar medições com precisão, em quase todas as atividades de trabalho em algum momento é necessário comparar e tirar alguma medida, a depender da medida, esta terá que ter mais ou menos precisão, em um caso onde não haja a necessidade de precisão uma trena ou mesmo uma régua pode resolver o problema, mas quando há necessidade desta precisão um paquímetro é uma excelente opção de ferramenta.
Nas atividades de um eletricista por exemplo o paquímetro pode ser usado para medir um parafuso, para descobrir o diâmetro de uma broca, para medir a profundidade de uma cavidade de escova de motor (para escolher a escova correta), entre muitas outras utilizações.
Leia também
Um paquímetro é capaz de realizar quatro tipos de medida em uma determinada peça, devido a estas quatro medições também é conhecido como paquímetro quadridimensional. São as quatro medidas:
- Medição externa;
- Medição interna;
- Medição de profundidade;
- Medição de ressaltos.
Para saber utilizar corretamente é preciso entender as partes que compõem um paquímetro.
O paquímetro é composto basicamente por duas partes:
- Parte fixa tem uma escala milimétrica e um em polegadas, usada para comparar as medidas.
- Parte móvel, também chamada de nônio, tem uma outra escala que é usada para comparar e obter a medida e sua precisão.
E temos ainda no paquímetro duas outras partes importantes:
- A trava, para não se perder as medidas realizadas.
- Apoio para dedo, utilizado para deslizar a escala móvel com maior facilidade.
Uma informação muito importante que consta no paquímetro é sua precisão, esta informação vem gravada no final da escala do nônio. Geralmente um paquímetro tem a precisão na casa dos centésimos de milímetros.
Neste exemplo foi usado um paquímetro da Starrett com precisão de 0,05mm ou seja 5 centésimos de milímetros o que da dá duas casas de precisão após a vírgula.
Como medir:
- O primeiro passo é saber exatamente qual dos quatro tipos de medidas irá ser realizada e em seguida posicionar o paquímetro na peça utilizando a parte correta do paquímetro.
- Após colocar a peça na parte correta do paquímetro é observar onde o 0 (zero) da parte móvel (nônio) está e com qual número da parte fixa ele está coincidindo, isto indicará o primeiro número da medida.
- Neste caso o 0 (zero) do nônio está entre o 4mm e o 5mm da escala fixa milimétrica, isto indica que o primeiro número da medida é o 4mm.
- Em seguida vemos qual a marcação que coincide em ambas as escalas, na fixa e na móvel e observamos o número da escala móvel que coincidiu, este será o segundo número, representando os décimos de milímetros.
- No exemplo coincidiu com o número 1, este será os décimos da medida 0,1mm.
Para este primeiro exemplo a medida final da peça seria 4,1mm.
Precisão de centésimos:
Este paquímetro representado tem uma precisão de 0,05mm ou seja 5 centésimos de milímetros.
Quando na medida a coincidência das marcações ocorrer entre dois números inteiros da escala móvel, teremos um terceiro número que são os centésimos da medida, no caso deste paquímetro sempre múltiplo de 5.
Exemplo de medição com centésimos de milímetros:
- Neste exemplo observamos no primeiro desenho que o 0 (zero) da escala móvel está entre o 4mm e 5mm (representando então 4mm), e no segundo desenho que o alinhamento coincidente na escala móvel se deu entre o número 1 e 2 na marcação de 0,05 (representando 0,15)
Para este segundo exemplo a medida final da peça seria 4,15mm.
Este processo descrito é para a medição milimétrica, caso o paquímetro usado possua também a medição em polegadas o mesmo processo é feito usado a escala de cima do paquímetro e fazendo as devidas conversões.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Multímetro, para que serve e como usar!
O que é wattímetro? Características e aplicações!
Instrumentos de medição elétrica, quais são?
Como usar alicate amperímetro?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
10 comentários para: “Como usar um paquímetro.”
Joao Oliveira
Excelentes explicações.Eu não sabia como operar o paquimetro. Agora já sei, graças a você. Obrigado pelas informações.
Equipe Mundo da Elétrica
Sempre a disposição João!
Mariano Narciso Sena
Muito bom
Equipe Mundo da Elétrica
=)
Marcelino Soares de Lima Barbosa
Muito bom os vidios e o material…obrigado por nos propor esse tipo de conhecimento.
Equipe Mundo da Elétrica
Nós que agradecemos por nos prestigiar Marcelino!
Isaias Alves
Excelente explicação sobre o uso do paquímetro. Estarei sempre
Revisando esta dica. Muito bom! Abraço.
Equipe Mundo da Elétrica
Ficamos contentes que tenha gostado Isaias! Obrigado por nos prestigiar!
Sandro Menezes Macedo
Bom dia!
Boa aula sobre paquímetro.
Só corrigindo, a medida de profundidade seria 22, 6 mm, correto?
No video você passou a informação como 23, 6 cm.
Abraços!
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado pela correção. :)