Condulete para infraestrutura residencial ou industrial? Confira a diferença!
Apesar da elétrica ser sempre a mesma, a principal diferença entre a área predial e a industrial é a proporção das coisas, principalmente, na parte de infraestrutura elétrica, que fica muito acentuado.
Na instalação residencial, praticamente todos os cabos ficam escondidos dentro de eletrodutos na parede, ficando aparente apenas nas caixas de embutir.
Já na instalação industrial, tudo fica muito mais exposto e em caixas que podem ser bem maiores.
Um exemplo dessa infraestrutura exposta são as eletrocalhas ou, como alguns chamam, sistema de bandejamento. O principal motivo da estrutura ser aparente é facilitar a manutenção!
Leia também
O condulete é uma caixa usada em instalações de sobrepor, ou seja, toda a infraestrutura elétrica que vai fora da parte interna das paredes. Ele tem como função dar acesso aos cabos elétricos que estão dentro dos eletrodutos, bem como proteger esses cabos.
Os conduletes são equipamentos que também têm essa função na indústria, veja na imagem abaixo uma sala de transformador de uma subestação.
Na sala da imagem acima, o sistema de combate a incêndio, iluminação e cabos de controle ficam em uma infraestrutura completamente aparente e com conduletes.
Uma característica importante dos conduletes é a categoria, são elas:
- Categoria 1: incluem os conduletes pequenos com conexões fixas e sem rosca
- Categoria 2: incluem os conduletes pequenos com conexões fixas e com rosca
- Categoria 3: incluem os conduletes sem rosca e com conexões móveis
- Categoria 4: incluem os conduletes grandes com conexões fixas e sem rosca
- Categoria 5: incluem os conduletes grandes com conexões fixas e com rosca
- Categoria 6: incluem os conduletes ovalados com conexões fixas e com rosca
A NBR 15701 traz a especificação das seis diferentes categorias de conduletes presentes no mercado brasileiro. Cada uma tem sua aplicação, de acordo com o ambiente ou equipamento a ser instalado.
A proposta da norma ABNT NBR 15701 é regular e distinguir os 6 diferentes tipos de conduletes metálicos existentes no Brasil, dividindo-os por categorias, de acordo com o seu tamanho, resistência mecânica e forma de aplicação, tendo o objetivo de facilitar o entendimento do consumidor no momento de definir o modelo mais adequado para cada instalação elétrica.
Norma não é brincadeira, é importante que o profissional estude, pois praticamente todas as áreas têm normas específicas.
O Mundo da Elétrica tem um artigo completo sobre os diversos tipos de conduletes, não deixe de acessar!
Na área da metroferroviária, que engloba trens e metrôs, o uso das categorias 4 e 5 de conduletes é obrigatório, já que as características das estruturas necessitam de instalações elétricas bem mais robustas.
A Tramontina lançou a linha de conduletes TG que atendem as classes 4 e 5.
Na imagem acima, temos dois conduletes classe 3 e classe 4. É perceptível que o condulete classe 4 possui um espaço interno maior se comparado ao condulete classe 3, além disso o classe 4 possui uma maior resistência mecânica!
A linha TG atende uma característica que é obrigatória por norma nessa área: o aterramento completo das estruturas, como portas e janelas, como pode ser visto na imagem abaixo.
Isso é apenas uma das obrigações por norma, para as instalações em sistemas de mobilidade urbana.
Outra característica obrigatória por norma é a vedação adequada para atender a classe IP65, exigido nas instalações metroferroviárias, na distribuição de energia e em hospitais.
A Tramontina possui um catálogo para te ajudar a aprender sobre toda a linha de eletrodutos e conduletes.
Para continuar aprendendo sobre quais conduletes são obrigatórios na área industrial, confira o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!
Compartilhe esse artigo com os seus amigos e espalhe conhecimento. Nos acompanhe nas redes sociais, pois estamos sempre postando assuntos exclusivos da área da elétrica.
Caso tenha ficado com dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Dicas de como deixar uma máquina mais segura!
Prevenção de incêndio – As melhores soluções!
NBR 5410 atualizada: Como fazer o download?
Eletricista industrial, tudo que precisa saber!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.