Controle de nível de tanque superior abastecido por tanque inferior
Dentre as variações de sistemas automáticos de nível para controle de reservatórios de água o controle de nível de tanque superior abastecido por tanque inferior é o mais comum, este sistema é muito utilizado para encher caixas d’água em locais onde existam poços artesianos, cisternas ou nas propriedades rurais onde existe a necessidade de levar água de barragens para reservatórios na propriedade.
Isso se falando em sistemas residenciais sem contar as inúmeras utilizações industriais, sejam em processos, máquinas e equipamentos para controle de sistemas de fluidos.
Leia também
Neste sistema o sensor de nível usado é um flutuador que atua como interruptor podendo ser um contato aberto ou fechado para o sistema de comado, para este sistema são usados três sensores sendo dois usado para o controle do nível do reservatório principal (tanque superior) e um para controle de nível mínimo do tanque inferior, este sensor para o tanque inferior é uma proteção para que a bomba não seja acionada quando não houver nenhum líquido no tanque de origem do líquido.
Para o sistema de controle de nível de tanque superior abastecido por tanque inferior são usados os seguintes materiais:
- 3 Sensores de nível;
- 1 Contator (compatível em com a potência da bomba que será ligada);
- 1 Bomba elétrica d’água.
O esquema elétrico abaixo representa a ligação dos cabos para este circuito.
Funcionamento:
Neste sistema dois sensores controlam o nível do tanque principal e um sensor controla o nível mínimo do tanque inferior, este sensor no tanque inferior trabalha como proteção contra falta de água impedido que a bomba se desgaste ou queime por partir a seco. Os sensores do reservatório superior trabalham na posição de contato aberto enquanto que no reservatório inferior o sensor trabalha em posição de contato fechado.
A condição básica para que o sistema funciona e a bomba jogue líquido no reservatório superior é que haja líquido no reservatório inferior acima do nível mínimo estipulado pelo sensor de proteção, quando a líquido acima do mínimo este sensor está fechado e permite que o reservatório superior controle o acionamento e desacionamento da bomba.
No tanque superior quando o nível do líquido começar a baixar e fica abaixo do sensor de nível máximo o contato se fecha, mas a bomba ainda não é acionada pois o segundo sensor do tanque inferior (sensor de nível mínimo) ainda não está fechado. No momento que o líquido fica abaixo do sensor de nível mínimo do tanque superior a bomba é acionada e começar a puxar o líquido do tanque inferior para o superior.
No contator um contato normalmente aberto está em paralelo com os sensores de nível do tanque superior proporcionando um contato de selo, desta forma quando o líquido começa a subir e abre novamente o sensor de nível baixo do tanque superior a bomba ainda não se desliga proporcionando que o tanque superior se encha, somente desligando a bomba quando aberto o sensor de nível alto do tanque superior, em serie com estes sensores está o sensor do reservatório inferior que é capaz de desligar todo o sistema sempre que estiver aberto ou seja quando não houver líquido no tanque inferior para ser bombeado para cima.
Segurança para sua bomba.
Com o uso do sensor no tanque inferior cria-se um elemento de segurança para a bomba impedido que a mesma seja acionada quando não há líquido no tanque, a famosa pane seca.
Considerando que de todo o sistema de controle de nível de tanque superior abastecido por tanque inferior a bomba é o elemento mais caro o acréscimo de um simples sensor de nível é um ótimo caso a se pensar
Este sistema descrito pode ser usado tanto em sistemas para bombas monofásicas quanto bombas trifásicas, o comando é o mesmo para qualquer uso de bombas sendo necessária apenas o correto dimensionamento do contator para as variadas potências de bombas.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Sensor infravermelho – O que é e como funciona!
O que é fluxostato? Aplicações e funcionamento!
Bomba centrífuga – O que é e como funciona
O que são sensores e quais as suas aplicações?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
44 comentários para: “Controle de nível de tanque superior abastecido por tanque inferior”
Eduardo
Boa noite Henrique tenho um aquário e quero deixar uma caixa de água como reservatório em cima da laje, posso usar esse mesmo projeto (Controle de nível de tanque superior abastecido por tanque inferior) invertendo – o. Desde já obrigado.
Henrique Mattede
Pode sim, se tiver caída direta ao invés de usar uma bomba pode usar um válvula solenoide para permitir o enchimento do aquário.
Santino Faria
Gostei muito mas quero só ligar com um sensor na caixa inferior par que a bomba liga com prazo menor e quantidade menor de tempo
Abraço
Henrique Mattede
Não entendi bem o que precisa. O sensor no tanque inferior é para segurança, para a bomba não partir em vazio.
Adriano
Olá boa noite, estou tendo bastante problema com minha bomba, uso ela em um poço de 15 metros de profundidade para irrigar um campo de futebol society e sempre eu esqueço de desligar é quando a bomba fica sem água e queima o selo. Posso usar aquele sensor vertical para deligar a bomba? Mais não quero ela ligue automaticamente, quero que ela desligue e quando eu precisar ligar novamente eu vou ao quadro e religo. Esse sensor vai resolver meu problema?
Henrique Mattede
Bastar fazer a ligação do comando usando um selo e o sensor com contato NF no fundo do poço cortando este selo. Vai funcionar sim.
Marlysson Alves
Qual a potência necessaria uma bomba d’agua para esse sistema? E a bomba Centrífuga seria uma boa opção para esse sistema?
Henrique Mattede
A potência depende da coluna altura d’água e outros fatores hidráulicos a serem calculados.
Juliano
Henrique, Quantos metros esse sensores pode ser acionar um motor sem queda de tensão. Por ex: tenho um comando que ficar 50 metros da caixa d’água vou ter que levar um cabo até a caixa para ligar os sensores.
Henrique Mattede
Neste caso você diz acionar o contator correto?
Antonio Cafunda
O conhecimento profundo desta matérias principalmente nos profissionais nas áreas como instrumentalista e hidráulica é importante para que possa situar-se nos nível compatíveis em função das exigências no mercado do trabalho e no mundo tecnológico muito obgrigado
Henrique Mattede
Por nada, agradeço o apoio. Sem dúvidas tem de se capacitar sempre para melhorar os conhecimentos.
Junior
Que legal de typo instalação
Henrique Mattede
Obrigado, eu gosto muito de sistemas eletroidráulicos rs.
Luciano
Boa noite! Trabalho com eletrobóia em 4 tanques gostaria de descubrir o diagrama elétrico dessa instalação. São 2 tanques inferiores, e 2 superiores, são 2 bombas d’água no total embaixo, quando um tanque embaixo seca a outra bomba entra para mandar água para cima, são tanques individuais. Pode me ajudar Henrique?
Henrique Mattede
Só pela sua descrição fica um pouco complicado. Mas me parece um sistema de níveis, o mesmo que funciona em cima funciona no reservatório de baixo para acionar uma bomba para mandar água para cima.
Edilson
Prezado Henrique, acompanho seu canal em YouTube e agora encontrei seu site. Parabéns. Espero que possa esclarecer minha dúvida. A este sistema com três sensores, planejo adicionar um quarto, o sensor contrasseco, instalado na tubulação de recalque. Para isto, acredito que basta interromper a linha que alimenta a bobina do contator em A1 [de F(N) > até A1], conectando este sensor. Isto está correto? Ou isto deve ser feito na linha que alimenta 13? Ou 14? E mais, um técnico do fabricante de contatores, me recomendou que todos os bornes L1…L3 e T1…T3 sejam energizados. Assim, na ligação em 220V (F-F), uma das fases deve passar duas vezes pelo contator. Qual sua opinião? Desde já, agradeço tua atenção.
Henrique Mattede
Eu colocaria na linha do contator em A1.
Sim é correto usar os cabos passando duas vezes pelo contator para que em caso de altas cargas o fagulhamento nos contatos do contator faça um desgaste por igual nos três contatos.
Ibraim Ferreira da Silva
GOSTEI da simplicidade e objetividade do seu ensinamento, 1 abraço!
Henrique Mattede
Obrigado, agradeço demais.
Florisvaldo Santiago
Olá henrique, gostaria que me enviasse um circuíto simples para ligar uma matobomba com chave bóia superior e inferior comandado por uma contactora.
Henrique Mattede
Use este mesmo sistema aquihttps://www.mundodaeletrica.com.br/controle-de-nivel-de-reservatorio/
Edgar
Boa noite Professor. Como posso adicionar mais um sensor e uma válvula solenoide no esquema acima, para encher o reservatório superior com água da rua em épocas de estiagem? Obrigado
Henrique Mattede
Não entendi bem como seria o uso desta válvula e sensor.
Daniel Vigilato de Paiva
Excelente matéria está me ajudando muito parabéns. Gostaria que você me a enviasse o esquema de ligação de duas moto-bombas utilizando o rele reversor automático desde já agradeço.
Henrique Mattede
Não tenho pronto aqui comigo este diagrama. :(
Obrigado pela mensagem :)
Robério Souto
Boa noite Henrique!
Sou assinante do seu canal no YouTube e acompanho sempre seus vídeos. Obrigado por mais esse esquema, era justamente essa ligação que eu estava precisando fazer. A minha bomba é uma Anauger ECO Submersa de 220V com potencia de 300 Watts. Gostaria que me informasse se posso fazer essa ligação utilizando o contator WEG Cw07 10E NA, se não, qual você me indicaria? Desde já agradeço a sua atenção.
Equipe Mundo da Elétrica
Se sua potência for 300 Watts sim.
Edigar
Esse esquema é tanto para motor Monofásico quanto Bifásico? É Isso? No caso de um motor Monofásico, o neutro da bomba vai no auxiliar A2? Estou precisando de um esquema de funcionamento igual a esse para a proteção da bomba, mas ela é Monofásica. Grato!
Equipe Mundo da Elétrica
Este sistema descrito pode ser usado tanto em sistemas para bombas monofásicas quanto bombas trifásicas, o comando é o mesmo para qualquer uso de bombas sendo necessária apenas o correto dimensionamento do contator para as variadas potências de bombas.
O neutro permanece ligado no contato A1 conforme o diagrama.
Roger Leite
Olá Henrique, tudo bem?
Vamos considerar que o reservatório superior esteja vazio e que o sensor do poço dê condições da bomba funcionar, mas a quantidade de água disponível no poço seja pouca. Neste caso, o motor vai parar de funcionar, como é esperado.
No entanto, à medida em que a água no poço vai chegando, em algum momento ela é novamente suficiente para fechar o sensor e a bomba ligará. Aí aconteceria um loop infinito, pois a bomba puxará a pouca água, esvaziando o poço e interrompendo novamente o motor. Dessa forma a bomba ficará ligando e desligando o tempo todo, a não ser que a quantidade de água que entra no poço seja maior que a quantidade de água que a bomba é capaz de puxar.
Se falei besteira, pode me puxar a orelha!
Equipe Mundo da Elétrica
Falou não, basta relocar o sensor para uma altura que a água seja suficiente para encher o tanque.
Carlos Ribeiro
Olá a todos.
Muito bom o canal de vocês, ajuda muitas pessoas e me ajuda muito em alguns pontos de instalação eletrica.
Henrique poderia tira uma duvida. Montei esse sistema de captação de água de chuva com caixa inferior pra mandar pra cx superior e esta funcionando satisfatoriamente.
Porém tenho 2 cx superiores, 1 que é a cx que recebe apenas a água da chuva e uma outra que recebe água da mina ( potavel).
Como meu sistema de água da chuva é exclusivo para uso na descarga dos vasos na falta da água da chuva preciso comutar a saida da cx da mina nesse sistema para que eu possa estar dando descarga nas cx, e qdo chover o sistema retomar o processo inicial.
É possivel eu inserir nessa ligação que vocês indicam uma valvula que direciona a água pros vasos, porém tudo eletrico e automatico?
Em sendo, seria usar uma outra contatora, ou já é por clp ou arduino.
Grato
Equipe Mundo da Elétrica
Sua dúvida é muito interessante, acredito que muitos tem a mesma dúvida.
Vou anotar este questionamento e fazer um vídeo.
Carlos
Olá Henrique, estou acompanhando essa matéria pois estou ligando um sistema de captação de água de chuva, porém peço sua ajuda na ligação de um sistema que direciona ora água da CX de chuva, ora da cx água mina. Tem como eu usar nesse sistema que você menciona acima essa maneira que estou querendo?
Em sendo possível, qual seria essa maneira, CLP, Arduíno, ou no próprio contator funciona.
Obrigado.
Equipe Mundo da Elétrica
Muito boa sua pergunta, estou juntando os componentes precisos para fazer um vídeo e poder explicar melhor aguarde um pouco e terá sua responta através de vídeo obrigado.
Ary de Oliveira
Olá! Henrique. Já tenho montado um sistema de capitação de água de chuva, gostaria de automatiza-lo com boia eletrica pois já tenho as boias e a bomba, fico muito grato se você puder me ajudar me mandando o esquema de ligação. Obrigado e parabéns pelo canal, muito util,
Equipe Mundo da Elétrica
Infelizmente não possuo diagramas para esta ligação, o que posso fazer é estar fazendo um vídeo ensinando como pode ser feita esta ligação.
Ary de Oliveira
Obrigado a todos vocês do mundo da eletrica, Ficarei aguardando a publicação desse video.
Equipe Mundo da Elétrica
Nós que agradecemos Ary! Temos vídeos novos todas as terças, quintas e sábados!
Mick
Muito Bom, Excelente trabalho.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado!
Edvaldo
Olá, bom dia!
Gostaria de saber se para o esquema (Controle de nível de tanque superior abastecido por tanque inferior), o contator pode ser tanto o CONTATOR DE CARGA como o CONTATOR AUXILIAR?
Equipe Mundo da Elétrica
Sim, desde que os contatos do contator aguente a corrente da bomba que vai ser ligada.