Corrente alternada e corrente contínua, características e aplicações!
É praticamente impossível imaginar o mundo sem energia elétrica, não é mesmo? Aparelhos elétricos, eletrônicos, instalações residenciais, industriais, linhas de transmissão e muitas outras coisas necessitam de energia elétrica, seja ela de corrente contínua ou alternada!
A corrente elétrica pode ser do tipo corrente contínua ou corrente alternada. Você sabe qual é a diferença entre corrente contínua e corrente alternada? O Mundo da Elétrica fez este artigo explicando o que é corrente elétrica, apresentando as características da corrente contínua, corrente alternada e mostrando as principais diferenças entre elas. Então vamos lá pessoal!
Leia também
- Motor de corrente contínua, características e aplicações!
- Corrente elétrica de um aparelho, como é definida?
O que é corrente elétrica?
Podemos definir a corrente elétrica como o movimento ordenado dos elétrons em um determinado material condutor. A corrente elétrica surge apenas quando existe uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, ou seja, só existe corrente elétrica quando tem tensão elétrica.
A corrente elétrica nada mais é do que a forma de equilibrar as cargas elétricas entre os dois pontos, pois os elétrons passarão do potencial menos positivo onde existe excesso de elétrons, para o potencial mais positivo, onde há falta de elétrons.
Sentido convencional e real dos elétrons
Quando falamos de corrente elétrica podemos falar do sentido real e do sentido convencional. Ao realizar a análise de circuitos elétricos assumimos que a corrente elétrica sai do potencial mais positivo para o menor potencial, sendo este o sentido convencional da corrente elétrica.
Como o próprio nome sugere, o sentido real da corrente elétrica nada mais é do que o verdadeiro sentido da corrente elétrica, onde a corrente sai do menor potencial elétrico para o maior potencial elétrico.
Corrente contínua X Corrente alternada
Como mencionamos anteriormente, existe tanto a corrente contínua quanto a corrente alternada e quando nos referimos a tensão constante ao longo do tempo, isto é, não varia a sua polaridade no tempo, estamos falando de um sinal em corrente contínua. Porém quando falamos em um sinal de tensão que varia ao longo do tempo, ou seja, varia a sua polaridade no tempo, é considerado uma corrente alternada.
O que é corrente alternada (CA)?
A corrente alternada apresenta como principal característica não possuir uma polaridade bem definida. Isso acontece porque os elétrons ficam mudando de direção várias vezes no intervalo de um segundo.
Com a corrente alternada é possível transmitir e distribuir energia elétrica por longas distâncias com muito menos perdas, sendo mais eficiente que a corrente contínua. Isso é possível por causa dos transformadores, que funcionam apenas em corrente alternada. Abaixo temos várias representações gráficas com sinais de corrente alternada, que mudam entre um valor de tensão positivo e negativo.
A quantidade de vezes que ocorre essa alternância de polaridade no intervalo de um segundo é definida como frequência, que é medida em Hertz. Como vimos na imagem anterior, é importante destacar que um sinal alternado não é necessariamente senoidal, pois ele pode assumir diversas formas distintas como por exemplo, uma onda quadrada ou triangular.
O que é corrente contínua (CC)?
Diferente da corrente alternada a corrente contínua possui polaridade bem definida, com polo negativo e outro positivo. Como o próprio nome já diz a corrente contínua permanece sempre em uma única polaridade, ou seja, os elétrons estão indo em apenas um único sentido, que por convenção saem do polo de maior potencial para o polo de menor potencial. Destacamos que como a corrente contínua não tem variação de sentido, não existe a grandeza de frequência. Na imagem abaixo podemos ver alguns exemplos de sinais de corrente contínua.
Sempre quando falamos de corrente contínua é normal imaginarmos um sinal fixo, sem muitas mudanças, mas não se engane! Também existe a corrente contínua pulsante, que apesar de não mudar de sentido, também passa por constantes variações.
Sinais de corrente contínua são facilmente encontrados em pilhas, baterias, computadores, televisores, equipamentos eletrônicos em geral e outros. Além disso, atualmente já existem sistemas de transmissão em corrente contínua.
Abaixo deixamos um vídeo do canal Mundo da Elétrica com uma aula completa sobre corrente contínua e corrente alternada, vale muito a pena conferir!
Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas sobre este assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade, deixe nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Transformador de Corrente (TC).
Cálculo da Tensão, como fazer?
Eletricidade básica, tudo que precisa saber!
Grandezas elétricas, o que são e quais são?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.