Dicas de como fazer fechamento de motor 6 pontas.
Os motores elétricos são maquinas destinadas a transformar energia elétrica em energia mecânica. Os motores elétricos de indução assíncronos são os mais utilizados entre todos os tipos de motores, pois combinam varias vantagens em sua utilização como baixo custo, facilidade de transporte, limpeza, simplicidade de comando e uma manutenção prática e mais barata em relação aos demais motores. Neste artigo vamos abordar quais são os tipos de motores de indução, principio de funcionamento de maquinas assíncronas, fechamento estrela e triângulo de motores com seis terminais.
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O que é motor trifásico?
Quando falamos de aplicações que exigem mais potência elétrica para realizar trabalho, não podemos utilizar um sistema monofásico ou bifásico como encontramos na rede elétrica em nossas casas. Para estas situações nos utilizamos motores trifásicos que oferecem três vezes mais potência e eficiência, pois é como se tivéssemos três circuitos monofásicos.
No mundo a maior parte da energia é distribuída de maneira trifásica, isso ocorre devido as vantagens do circuito trifásico em relação à monofásica veja as vantagens apresentadas por um circuito trifásico:
1- Geradores Trifásicos usam seus enrolamentos com mais eficiência – isso faz com que eles sejam mais leves e compactos.
2- Motores Trifásicos também possuem tamanho reduzido em relação a um Motor Monofásico equivalente.
3- A secção, ou seja, grossura do cabo necessário em um sistema trifásico é metade da secção necessária em um sistema monofásico equivalente.
4- Uma linha trifásica pode oferecer tensões diferentes ao usuário.
Funcionamento básico de um motor elétrico trifásico
Os motores trifásicos como o de indução trifásico (gaiola de esquilo) têm seu principio de funcionamento na defasagem angular entre as três fases de alimentação. Observe a defasagem angular representada de uma rede trifásica em frequência de 60hz.
Esta defasagem angular da rede trifásica gera um campo magnético, girante nas bobinas do estator do motor, este campo magnético criado está em função da frequência da rede elétrica. O campo magnético girante gera uma indução eletromagnética no rotor do motor, que por sua vez gera uma força contra eletromotriz inversa ao campo de origem, sendo assim, o rotor começa girar buscando alcançar a velocidade do campo magnético girante.
O rotor jamais alcançara a velocidade do campo girante neste tipo de motor, caso isso ocorra o mesmo perde o torque de rotação e para de girar. Damos o nome desta defasagem de velocidade entre campo girante e rotor de escorregamento do motor, que é a diferença entre a velocidade síncrona da rede e a rotação do eixo da maquina assíncrona.
Observe o calculo de escorregamento:
Como calcular a velocidade síncrona de um motor, basta utilizar a fórmula para cálculo da velocidade:
Os tipos de motores trifásico
Existem dois principais grupos de motores trifásicos, que trabalham com corrente alternada eles são os motores assíncronos e os motores síncronos.
Os motores síncronos diferente do principio de funcionamento abordado, funcionam sem interferência do escorregamento, ou seja, ele esta livre da defasagem da velocidade do rotor com o campo magnético girante, desta forma o mesmo trabalha em velocidade síncrona, sendo assim, sua velocidade esta em sincronia com a rede de alimentação, ou seja, ela é a mesma velocidade da velocidade angular do campo magnético girante no estator.
Estes motores não variam sua velocidade em relação à carga na ponta do eixo. Os motores assíncronos são utilizados geralmente em potências maiores devido ao seu alto custo de produção em tamanhos menores.
No caso dos motores assíncronos (Motor de indução), o rotor trabalha com defasagem de velocidade (escorregamento), em relação ao campo magnético girante, fator causado causado pela defasagem angular de 120º das três fases R-S-T. Estes motores variam sua velocidade de acordo com a carga aplicada na ponta do eixo, devido a sua praticidade e robustez é o motor mais aplicado em todo mundo.
Motores trifásico de seis terminais:
Nos motores trifásicos de gaiola de esquilo ( assíncronos), encontramos seis terminais de saída, ou seja, seis pontas de cabos em sua caixa de ligação. Isso ocorre devido a configuração das sua bobinas, observe a disposição das bobinas:
Observe os três grupos principais de bobinas, o inicio e fim das mesmas são respectivamente 1-4, 2-5 e 3-6.
Lembre-se que antes de realizar a ligação de qualquer motor sempre realize os testes de continuidade das bobinas, através de um multímetro, esse teste evita que você realize a ligação de um motor com um grupo de bobinas abertas. Para realizar o teste basta medir o inicio e o fim de cada uma das bobinas, por exemplo, com as pontas do multímetro realize o teste do terminal 1 para o 4 se existir continuidade a bobina esta conduzindo corrente elétrica, ou seja, a mesma está em boas condições.
Depois de realizar os testes de continuada agora podemos realizar o fechamento do motor podemos realizar dois tipos de fechamento o fechamento em estrela ou fechamento em triângulo.
O fechamento em triângulo
Proporciona o fechamento na tensão de Linha (para entender mais sobre tensão de linha veja o link), ou seja, a menor tensão da placa do motor.
Por exemplo: um motor que suporte 220V e 380V , ao realizarmos o fechamento em triângulo o mesmo suportará a tensão de 220V. Para realizar o fechamento em triângulo precisamos fechar o os terminais 1-6, 2-4 e 3-5 energizando os mesmo nas fases R – S – T observe:
O fechamento em Estrela
O fechamento em estrela proporciona que o motor suporte uma tensão de linha maior, (para entender mais sobre tensão de linha).
Quando interligamos os terminais 4-5-6 realizamos o fechamento de uma ligação estrela no motor, sendo assim nos terminais 1-2-3 podemos aplicar a tensão maior de placa. Desta forma o motor poderá ser ligado a uma linha de tensão no valor de:
220V x √3 = 380V
( a raiz de três e uma constante que vem da dedução da defasagem entre as fases do sistema trifásico de 120º, sendo que aplicamos a regra do paralelograma e utilizando se da lei dos cossenos para chegar a essa dedução), dessa forma não alteramos a tensão no enrolamento, mesmo aplicando a tensão de linha de 380V. Veja o esquema abaixo:
Para fixar mais sobre os conceitos abordados, tensão de linha e tensão de fase não deixe de assistir o vídeo para entender as diferenças entre os fechamentos das bobinas do motor de seis terminais.
Podemos compreender a importância dos motores trifásico de indução assíncronos e síncronos , e também o principio de funcionamento dos motores assíncronos. Com o que aprendemos, esperamos que você possa realizar o fechamento dos motores trifásico de indução de seis pontas sem maiores dificuldades, além de saber quando podemos realizar o fechamento estrela e quando realizamos o fechamento triângulo, esperamos que os conceitos de tensão de linha e de fase estejam bem fixados.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
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4 comentários para: “Dicas de como fazer fechamento de motor 6 pontas.”
Roberto Mauro
Gostei das informações, muito obrigado.
Equipe Mundo da Elétrica
Sempre a disposição!
Calvino Alves Barbosa
Muito bom, parabéns e muito obrigado.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Calvino!