Eletricidade básica, tudo que precisa saber!

Em Conceitos de eletricidade por Henrique Mattede

Você sabe tudo sobre eletricidade básica? Se sua resposta é não. Então está no lugar certo, neste artigo vamos falar tudo que você precisa saber para não passar vergonha, como por exemplo, cálculos básicos de eletricidade, o que é corrente elétrica, tensão, potência, resistência e grandeza elétrica.

O que é eletricidade?

Eletricidade é o estudo de vários fenômenos referentes a presença e movimento dos elétrons. Na Física é a área que estuda os fenômenos causados pela presença e movimento de cargas elétricas como por exemplo, eletrostática, eletrocinética, eletromagnetismo e eletrodinâmica.

Leia também

O que são grandezas elétricas?

Corrente elétrica, tensão elétrica, resistência e potência elétrica são exemplos de grandezas elétricas, sendo que a grandeza é basicamente tudo que pode ser medido ou qualificado, podendo elas serem vetoriais ou escalares.

Principais grandezas elétricas:

A corrente elétrica é caracterizada pelo fluxo ordenado dos elétrons, onde a sua unidade de medida é dada em ampere (A). A corrente elétrica pode ser contínua ou alternada, ou seja, ela pode ou não variar o seu valor e sentido em função do tempo.

Tensão elétrica que também é conhecida como diferença de potencial (DDP) é a força necessária para movimentar os elétrons, assim criando uma corrente elétrica. A unidade de medida usada para tensão elétrica é o volt (V). Assim como a corrente elétrica a tensão elétrica também pode ser contínua e alternada, de forma que tensão elétrica contínua, não tem mudança de polaridade ao longo do tempo,enquanto isso a tensão alternada tem mudança em sua polaridade em função do tempo, de acordo com a sua frequência, que também é uma grandeza elétrica importante.

A resistência elétrica basicamente dificulta a passagem da corrente elétrica, pois a resistência elétrica gera um obstáculo, que faz com que a corrente elétrica tenha uma dificuldade em percorrer um determinado condutor quando é submetida a uma determinada tensão elétrica. A unidade de medida usada para resistência é ohm (Ω).

Obstaculo criado pela resistência.

Quando maior a resistência, menor a corrente, e vice-versa.

A potência elétrica é o trabalho elétrico desenvolvido pela corrente elétrica em um período de tempo. A potência elétrica é responsável por converter a energia elétrica em outro tipo energia. Como por exemplo, no chuveiro converter energia elétrica em energia térmica, e quanto maior a potência elétrica do chuveiro mais quente será água e quando menor a potência do chuveiro mais fria será água, se consideramos a mesma vazão de água para ambos os casos. A unidade de medida usada para potência é watt (w). Além disso podemos citar que existem três tipos de potência elétrica, que é a potência reativa, ativa e aparente.

O que é circuito elétrico?

O circuito elétrico é um caminho fechado onde o começo e fim são no mesmo ponto. Um circuito elétrico básico é composto por fonte, carga e condutor elétrico. A fonte pode ser, uma pilha, bateria, tomada ou outra fonte, onde exista uma diferença de potencial elétrico. A carga que irá consumir a energia elétrica do circuito como por exemplo, lâmpada, computador, televisão etc. O condutor elétrico (fio e cabos elétricos) é responsável por conduzir a corrente elétrica da fonte até a carga do circuito que a consome.

Quando tem mais de uma carga podemos ter diferentes tipos de circuito elétrico. Como por exemplo, circuito em série, circuito paralelo e circuito misto.

O circuito em série indica uma sequência na ligação como por exemplo, na ligação de três lâmpadas em série. Percorrendo o caminho feito pelo condutor elétrico, vemos que o circuito é fechado começando e acabando no mesmo ponto, de forma com que a corrente elétrica percorra apenas um único caminho de forma com que a corrente elétrica percorra apenas um único caminho

.

Circuito em série pode esta queimando todas caga.

Ligação em série de lâmpadas.

No circuito paralelo a corrente elétrica se divide ao chegar no nó (emenda ou derivação), dessa forma a corrente terá dois ou mais caminhos para seguir, sempre havendo maior corrente elétrica pelo caminho de menor resistência. Confira na imagem abaixo a ligação de três lâmpada em paralelo.

Ligação de três lâmpada em paralelo.

Circuito elétrico paralelo.

O circuito misto é a junção do circuito em série com paralelo como por exemplo, na ligação de três lâmpada em um circuito misto ilustrada na imagem abaixo, o condutor passa pela primeira lâmpada para depois fazer uma derivação no condutor, sendo dividido para as outras lâmpadas.

Ligação de três carga em um circuito misto.

Ligação de lâmpada em circuito elétrico misto.

Associação de resistores

Associação de resistores é feita em circuito que tem mais de um resistor, sendo que são três tipos de associações de resistores, em série, paralelo e mista. A associação em série de resistores e basicamente indica uma sequência na ligação dos resistores, onde a corrente elétrica que passa nos resistores é mesma. Para calcular a resistência equivalente de uma associação resistores em série deve somar as resistências de cada resistor.

Calculo de resistência em serie.

Associação de resistores em serie.

Na associação de resistores em paralelo, os resistores são ligado em dois pontos em comum, assim recebem a mesma tensão elétrica. Para calcular a resistência equivalente da associação em paralelo de resistores deve se multiplicar as resistências sobre a soma das resistências. Em circuitos com resistores de mesma resistência pode se dividir a resistência de um resistor pelo número de resistores nos circuitos, todos resistores devem ter a mesma resistência para aplicar essa fórmula.

Fórmula usada na eletricidade.

Associação de resistores em paralelo.

Na associação mista é o conjunto das associações em série e paralelo. Para calcular a resistência equivalente na associação mista, deve aplicar a fórmula da associação em série e paralelo.

Junção de dois circuitos.

Associação de resistores mista.

Leis de Ohm

As leis de ohm são leis fundamentais para a eletricidade. Foi descoberta por Georg Simon ohm, por isso recebeu o nome de leis de ohm. São duas leis de ohm, a primeira consiste nas grandezas tensão, corrente e resistência. Na primeira lei de ohm, Georg ligou uma fonte de tensão elétrica a uma carga, e observou a presença de corrente elétrica nesse circuito, em seguida Georg mudou a tensão elétrica e percebeu uma corrente elétrica diferente. Desta forma para cada tensão aplicada uma corrente diferente era registrada e sempre que Georg dívida a tensão pela corrente elétrica ele sempre encontrava o mesmo número. Esse número foi chamado de resistência elétrica, assim ele obteve as fórmulas elétricas.

Fórmula para descobri tensão.

Primeira fórmula da lei de ohm.

Na segunda lei de ohm, fala sobre resistência e resistividade e veio para complementar a primeira lei de ohm. Resistência é um obstáculo que dificulta a passagem de elétrons no condutor. Essa resistência pode ser alterada por alguns fatores como por exemplo, matéria do condutor, ou comprimento e bitola do mesmo.

A resistividade é uma propriedade do próprio material que é feito o condutor, alguns materiais vão ter facilidade de conduzir eletricidade e outro uma dificuldade, isso será expresso como uma grandeza que é a classifica de resistividade uma forma de dá unidade a essa resistividade, o comprimento e bitola do condutor também pode interferir nessa resistividade. E esses fatores resultaram em uma fórmula matemática.

Aplicando a lei de ohm.

Segunda fórmula da lei de ohm.

Neste vídeo do Mundo da Elétrica você pode ver com muito mais detalhes como aplicar a lei de ohm e como foi formada!

Eletricidade é muito ampla, mas mostramos o básico que você precisa saber sobre o assunto como por exemplo, a definição de eletricidade, grandezas elétricas, circuito elétrico, associação de resistores e lei de ohm. Esse artigo é um de muito que falamos sobre elétrica no Mundo da Elétrica, fique à vontade para conhecer nossos outro artigos e ficar por dentro do assunto.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

9 comentários para: “Eletricidade básica, tudo que precisa saber!”

  • Andre Luiz Ferreira

    Ótimo, parabéns!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Andre!

      Responder
  • Edson

    Muito boa a explicação, gostaria de saber qual a função do dps aplicação e como funciona na pratica. Obrigado.

    Responder
    • Daniel Marlon

      Olá Edson, no site do Mundo da Elétrica há um artigo que explica como funciona um DPS, vale a pena conferir. Um abraço!

      Responder
  • Alex Sandro

    Pessoal muito bom, gostei!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Alex!

      Responder
  • Emerson da Costa

    Gosto muito desta pagina e estarei sempre ao vosso lado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu EMerson!

      Responder
  • Edson Evaristo

    Parabéns pelas postagens, muito bem explicados em detalhes e desenhos.muito bom para entender e nos ajuda muito essa facilidade.obrigado, abraço

    Responder

Deixe um comentário