Eletricista, dicas para aumentar a carteira de clientes
Como conquistar clientes? Esta talvez seja a maior dúvida de qualquer pessoa que trabalha com prestação de serviços como, por exemplo, os mecânicos, pedreiros ou eletricistas como é o nosso caso.
Esta preocupação é sim uma das mais importantes para que você tenha sucesso. É muito importante conhecer o seu público, saber planejar, desenvolver bons materiais de comunicação e marketing.
Nestes artigo trouxemos as melhores dicas para você ampliar o número de clientes e é claro, aumentar a satisfação dos mesmos. Antes de começar com as dicas, é importante frisar que tudo começa com um excelente produto ou serviço, caso contrário, não existirá nenhuma receita mágica!
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O produto ou serviço é para quem?
Foco é a palavra de sucesso e ajuda muito no direcionamento das suas ações. Entender quem é o seu público fará com que você possa realizar ações específicas para seu público alvo, aumentando consideravelmente as chances de êxitos. Um exemplo, um eletricista que trabalhe somente com manutenção de interfones, este profissional sabe que na época de chuvas, devido a raios, rompimento de cabos e outro problemas a quantidade de manutenção aumenta muito, por isso se preparar nos meses anteriores ao período de chuvas distribuindo panfletos, cartões ou colando adesivos nos interfones do seu bairro ou cidade.
Você deve facilitar a comunicação com seu público, uma vez que após conhecer e analisar o seu produto ou serviço, eles vão compartilhar positivamente ou negativamente a credibilidade, utilidade e eficiência do mesmo. O uso de aplicativos no Smartphone como Whatsapp, Telegram e messenger podem ajudar muito a uma comunicação rápida e barata, tanto para cliente como para você.
Depois de conhecer o seu público e entender quais os interesses deste público, chega a hora de iniciar todo o processo de ações para maximizar suas vendas e atrair mais clientes.
Seu produto ou serviço é o melhor?
O cliente sempre vai buscar um produto ou serviço de qualidade e você deve passar pra ele que o seu é o melhor. Como você pode fazer isso? O primeiro passo é destacar-se no meio da concorrência.
Se você está falando de um produto, suas ações de marketing devem mostrar a eficiência desta produto, Conheça os pontos fortes e características principais deste produto, porém se está falando de um serviço o marketing também é muito importante, mas sua eficácia nos primeiros serviços é fundamental para seu sucesso.
Mesmo que você já esteja no mercado a um certo tempo, mesmo que você já tenha um grande número de clientes, você deve pensar que todo dia você pode ter um novo cliente, ou seja, você precisa trabalhar para conquistar sua confiança assim como fez com os primeiros.
O serviço bem realizado trará dois benefícios importantes para o futuro. O primeiro é que você seja a primeira opção deste cliente, o segundo é a divulgação que este cliente fará para conhecidos que precisarem do serviço que você oferta.
O serviço realizado corretamente infelizmente não é certeza de sucesso absoluto. Existem 2 tipos de clientes que podem prejudicar sua carreira, os clientes perfeccionistas e os aproveitadores.
- O perfeccionista fará várias exigências, pode pedir diversas alterações, estará sempre pronto a achar o mínimo defeito e isso é muito comum. Para evitar as dores de cabeça, você deve ter muita paciência e fazer o máximo possível para agradá-lo, caso contrário, ele irá fazer várias reclamações e dificilmente irá indicá-lo para outras pessoas.
- O cliente aproveitador é o mais complicado de todos. Este cliente acha que contratando o seu serviço, ele estará lhe fazendo um favor e você deve cobrar preços muito abaixo do valor justo.
Para ambos os tipos de cliente a conversa preliminar é muito importante, detalhe todo o serviço (e para isso é importante conhecer em o serviço), tire suas dúvidas com relação a necessidade do cliente e tire todas as dúvidas do cliente. Este relacionamento próximo e preliminar é a primeiro impressão que o cliente terá sobre seus conhecimento e sobre como você trabalha e a chave para a indicação futura que este cliente fará de seu serviço.
Quando aumentamos o número de clientes, as chances de se deparar com os tipos citados acima é muito maior. Sendo assim, é muito importante estar preparado para lidar com os mesmos. Agora vamos falar um pouco das ações de divulgação do seu produto, serviço, etc.
Investir na sua marca
O marketing a muito tempo está no topo das prioridades das marcas de sucesso. Passar a imagem bonita, atraente e principalmente informativa é fundamental para o sucesso. Se você não investir pelo menos um pouco nesta área, dificilmente você irá vencer os seus concorrentes.
Você deve ter em mente que para alguém querer o seu produto ou serviço, esta pessoa precisa saber da sua existência e isso só irá acontecer se você chamar a atenção delas. Seja por uma boa propaganda ou indicação.
A falta de empatia é um enorme obstáculo para uma boa divulgação. Você precisa estabelecer uma relação agradável com seu cliente, querendo ou não, os clientes gostam de se sentir importantes no negócio e principalmente, se sentir compreendidos e seguros.
Tirar todas as dúvidas, oferecer exemplos e modelos já realizados de um serviço é uma forma de mostrar que aquele serviço ou produto tem eficácia e geralmente o cliente vai querer ver o resultado final antes mesmo de investir no mesmo.
Como interagir com os clientes?
Apresente-se de forma prestativa e esteja sempre apto a falar e discutir o problema a ser solucionado, respeite o cliente e evite ser muito invasivo. É fundamental ser um bom ouvinte e estar pronto para contornar as situações adversas.
Evite mentiras, uma vez que o cliente poderá perder a confiança em você ou em seu produto. O serviço sincero não precisa ser exagerado, apenas precisa ser objetivo e competente.
A falta de atenção pode causar erros graves e isso poderá afastar o cliente. Sendo assim, é importante estar atendo ao serviço que será ofertado, a campanha de marketing que será realizada. Os pequenos equívocos infelizmente podem afastar os clientes.
Um erro bem comum nos serviços oferecidos atualmente é o valor abusivo cobrado. Claro que você não deve realizar o seu trabalho de graça, porém é importante que você seja honesto com seu cliente. Conhecer bem o serviço a ser realizado, componentes utilizados, técnicas que serão utilizadas para realização da atividade ajudaram muito a compor o preço justo.
Infelizmente existem pessoas que não cobram o valor real pelo serviço prestado. A pessoa que contratou o seu serviço é leiga no assunto em 95% das vezes, mas isso não quer dizer que você deve se aproveitar disso.
Pelo contrário, este é o momento de ganhar a confiança do cliente, principalmente quando o problema é simples. A melhor maneira é mostrar ao cliente o que é o problema, explicar porque este problema está interferindo no funcionamento ideal.
O cliente em grande parte das vezes gosta de se sentir informado do problema e quando o prestador de serviço é honesto, a satisfação do cliente é visível e isso é muito positivo para o negócio.
Para finalizar a nossa última dica é que esteja sempre bem humorado e bem disposto a desempenhar o seu trabalho. Quando a pessoa está de mal humor ou desinteressada isso é facilmente notado e interfere e muito na qualidade do serviço realizado.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
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10 comentários para: “Eletricista, dicas para aumentar a carteira de clientes”
Vagner
Muito boa matéria cada vez mais precismos ser profissionais no que fazemos
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Vagner!
Iago
Ótimas dicas como são de coatume.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Iago.
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Jailton Coras
Sensacional essas dicas, temos que estar sempre buscando esses conceitos, Valeu Henrique.
Seria bom que você fizesse alguns vídeos com modelos de contratos de manutenção elétrica e prestação de serviços, e com modelos de orçamentos.
Valeu mais uma vez, Sucesso Sempre! Uai! Sô kk
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado, farei um vídeo explicando estes detalhes o mais breve.
José Raimundo Nogueira Santos
Estou necessitando instalar uma bomba para piscina, um chuveiro elétrico de 7500v, um motor para ração em 220v fase e fase, sendo que nesta região a tensão é 110v fase e neutro. A minha pergunta é posso solicitar a concessionária local Coelba um outro padrão de 110v e de cada fazer as instalações destes equipamentos citados instalando as fases de cada padão Ex: uma fase 110v e outra fase 110v do outro padrão para formar 220v? Desde já agradeço.
Equipe Mundo da Elétrica
Boa pergunta José, mas o aconselhado é que seja usado um transformador 127v para 220V, desta forma vai poder utilizar 127V quando preciso e 220V quando for preciso também.
Hatila
Equipe mundo da elétrica,.
Muito valiosa a matéria, Sucesso!
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado Hatila! Sucesso pra nos!