Eletrofita, você usaria depois destes testes?
Você já ouviu falar da eletrofita? O Mundo da Elétrica realizou uma série de testes com a fita elétrica, e preparou este artigo para explicar o que acontece com a eletrofita em condições de sobrecarga e curto-circuito. Então vamos lá pessoal!
Fita elétrica: Proteção
A fita elétrica é motivo de debate entre os profissionais do Mundo da Elétrica! Dentre as principais dúvidas, uma pergunta muito recorrente foi se a fita tem algum tipo de proteção contra os choques mecânicos.
Leia também
- Como fazer uma tomada 220V – Faça você mesmo!
- O que é fita isolante de autofusão? Características e aplicações!
A eletrofita tem uma proteção com um material plástico isolante em ambos os lados, mas como será que esta proteção reage aos testes? Para simular um impacto eu comecei batendo um parafuso na fita, e em seguida eu testei o impacto batendo um formão.
Com um pouco de força o parafuso perfurou a fita, e o impacto com o formão não chegou a romper a fita, mas dá para ver que rompeu a isolação, assim como mostra a imagem abaixo. Quando a proteção e/ou isolação da fita é danificada, o risco de causar uma fuga de corrente elétrica é muito maior.
Eletrofita: Teste de sobrecarga
O segundo teste mais sugerido foi o de sobrecarga! Para este teste a gente conectou a fita em um transformador de alta corrente e quando ligamos o transformador, demorou apenas alguns segundos para a isolação da fita derreter e a parte condutora de cobre ficar incandescente, assim como mostra a imagem a seguir.
A eletrofita não rompeu mesmo depois de permanecer alguns minutos ligada nesta condição. O formato do cobre em fita proporcionou uma área maior para troca de calor com o ambiente, e este pode ter sido um dos motivos para que a fita não tenha rompido tão rápido como aconteceu com os cabos elétricos que já testamos neste transformador.
Porém não se engane, porque mesmo sem romper a fita sofreu danos graves! Observe na imagem abaixo como a fita elétrica ficou ao final do teste de sobrecarga. Dá para ver claramente que o cobre descascou todo, indicando uma evidente perda nas propriedades mecânicas e elétricas.
Fita elétrica: Fumaça tóxica
Outro teste importante que fizemos é sobre a toxicidade da fumaça que sai da isolação do cabo, será que a fumaça é toxica ou não? Para esse teste vamos usar um papel medidor de pH, que é uma das formas de detectar essa toxicidade da fumaça.
Caso você não saiba, uma das características da fumaça tóxica é ser ácida. Quando este papel entra em contato com um pH ácido ele fica com um tom rosado, por isso colocamos um pedaço da fita medidora de pH dentro de um tubo de vidro que vai entrar em contato com fumaça.
Nesta próxima imagem é possível ver o momento exato do teste com a fumaça, além dos detalhes do antes e depois do papel medidor de pH. Como não houve alteração na cor do papel, isso indica que esta fumaça que saiu deste plástico de isolação da eletrofita não é tóxico.
Sobrecarga na instalação elétrica
Nós instalamos essa fita para teste aqui no Mundo da Elétrica, prendemos a ponta dos cabos do transformador nas extremidades da fita elétrica, e ligamos para saber o resultado.
Depois de um tempo a massa corrida que foi colocada por cima da fita começou a escurecer. Usamos um multímetro que mede temperatura e deu para ver que a medição chegou à 200°C nesta parte mais escura. Para finalizar utilizamos um amperímetro e deu para ver que a corrente medida foi de aproximadamente 134A.
É importante esclarecer alguns pontos importantes sobre a fita elétrica! Não encontramos certificação do INMETRO e tanto a norma NBR 5410, quanto as normas de condutores elétricos não tem itens previstos que tratam da fita. Portanto, a eletrofita não é um produto normatizado!
Entenda que o Mundo da Elétrica não é uma empresa certificadora ou de ensaios! Sendo assim, todos os testes e ensaios que são feitos tem caráter didático e experimental, ou seja, não critérios para validar ou reprovar nenhum tipo de produto que não é normatizado.
Abaixo tem um vídeo no canal Mundo da Elétrica que mostra todo o processo de instalação, além de falar dos principais pontos positivos e negativos da eletrofita. Se quiser conhecer mais é só clicar e assistir.
Você conhece alguém que usa a eletrofita? Envie este artigo para quem possa gostar do conteúdo. Continue acessando os artigos do nosso site, porque tem muito conteúdo gratuito de qualidade esperando apenas o seu acesso!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Aprenda como fazer instalação elétrica!
Fita elétrica adesiva, como instalar? Quais os riscos?
Como usar o teste de continuidade do multímetro?
Disjuntor DR – O que é e para que serve!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.