Emenda de fios. Fazendo passo a passo!
Para um eletricista fazer a emenda de fio é algo comum, mas talvez por não possuir o conhecimento necessário de como emendar fios e quais os tipos de emendas, estes acabam falhando na execução deste serviços, pois suas emendas deixam de oferecer segurança e eficiência. Aprenda como fazer uma emenda de maneira correta, quais os tipos de emendas e os tipos de conectores elétricos existem, vamos lá pessoal!
A emenda mal feita pode trazer grandes problemas para o circuito, sendo uma das principais causas de defeitos dentro de uma instalação, por isso deve ser realizado a emenda da melhor maneira possível.
Leia também
Um dos fatores que influência na eficiência de uma instalação elétrica são as emendas, caso seja mal isolada ou feita de maneira incorreta, pode causar perdas significativas devido ao calor dissipado.
É importante entender que existem dois tipos de cabos, os rígidos e os flexíveis. O cabo rígido é formado por apenas um fio de cobre (em alguns casos de alumínio). Já o cabo flexível é formado por vários fios de cobre, também em alguns casos pode ser de alumínio,em compensação esses fios são bem mais finos.
Existem vários tipos de cabos e para isso cada um possui métodos específicos para realizar as emendas. A emenda nunca irá substituir um cabo fundido, ou seja, sem emendas, pois suas características mecânicas nunca serão as mesmas, mas se emenda for bem executada, essas diferenças podem ser minimizadas ao máximo.
Dicas para fazer uma emenda com segurança e qualidade:
Alguns cuidados devem ser tomados ao realizar uma emenda de derivação, uma delas é ao desencapar os fios, nunca utilize um estilete, pois é um instrumento que não foi fabricado para este tipo de trabalho mais pesado. O estilete é um instrumento flexível feito de materiais frágeis, use um canivete caso não tenha a ferramenta apropriada.
Para dar uma melhor fixação dos condutores, acabamento e não ficar pontas capazes de danificar a isolação das emendas utilize um alicate universal.
Ao realizar a isolação da emenda, passe a fita isolante várias vezes até ficar com a mesma espessura do próprio fio. A deterioração ou sobreaquecimento desta emenda pode ocorrer caso seja feita a isolação com pouca quantidade de fita isolante.
Sempre que for possível passe estanho nos cabos, como se faz uma solda em fio de dispositivos eletrônicos, pois este é um processo em que o estanho penetra no cobre garantindo que esta emenda seja o mais próximo possível de um cabo fundido e desta maneira irá reduzir o aquecimento nesta emenda.
Fazendo emendas passo a passo:
Emenda em derivação:
A emenda em derivação é usada para derivar diversos condutores de outro único condutor sem cortá-lo, apenas desencapando uma parte no centro de onde deseja fazer esta derivação, a partir daí será feito a emenda dos condutores.
Fio rígido:
Desencape uma parte do condutor com auxílio de um alicate desencapador ou um canivete para fazer a derivação do condutor, mantendo sempre os dois cabos juntos envolvendo um ao outro. De maneira que fiquem firmes, finalize a emenda com o auxílio de um alicate universal.
Fio flexível:
Também com o auxílio de um alicate desencapador ou um canivete desencape no centro do condutor. Afaste o condutor no centro, de maneira que forme um “buraco”, introduza o segundo condutor de derivação no centro do condutor derivado.
Gire o condutor que foi introduzido na derivação para cada lado dentro do condutor principal. Para obter uma emenda bastante forte, utilize o alicate universal para fixar a emenda.
Emenda de ligação:
A emenda de ligação, também conhecida como rabo de porco, é muito utilizada para unir dois ou mais condutores em caixas de passagem. Este tipo de emenda é usada em condutores rígidos.
Fio rígido:
Deixe os dois fios desencapados, ambos formando um ângulo de 90° e utilize um alicate universal para manter os fios juntos. Utilize a outra mão para girar a parte viva, mantendo o ângulo de 90° até obter um trançado.
No final da emendam, use um outro alicate universal para continuar girando, para não se machucar e manter a emenda firme. Para finalizar o acabamento, basta dobrar as pontas afiadas que restaram da emenda, para evitar que perfure a isolação. Após isso basta fazer a soldagem e realizar a isolação.
Emenda de prolongamento:
Este tipo de emenda, como o próprio nome já diz, é utilizada para aumentar o comprimento dos condutores, tendo como característica uma excelente resistência mecânica.
Fio rígido:
Retire o isolamento em direção à pontas e cruze as pontas dos condutores, formando um ângulo de 90°, logo em seguida torça um condutor sobre o outro em sentido oposto. Complete a torção das pontas com o auxílio de um ou dois alicates de forma que as pontas fiquem completamente enroladas e apertadas no condutor.
Fio flexível:
Retire o isolamento dos condutores ambos do mesmo tamanho, em seguida faça a separação dos dois cabos, com os filamentos bem separados.
Faça a ligação dos cabos, de forma que fiquem entrelaçados, depois basta girar ambos os lados em sentidos opostos. Para finalizar a emenda, aperte os cabos com o auxilio de um alicate universal.
Esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre como fazer emendas! Se ainda tiver ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre este assunto, deixe nos comentários!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Instalação de Interruptor Duplo com Tomada – Passo a passo!
Cabos elétricos, características e dimensionamento!
Puxar tomada de outra tomada. Faça você mesmo!
Como instalar uma lâmpada?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
16 comentários para: “Emenda de fios. Fazendo passo a passo!”
Marcio Francisco da Silva
Valeu mundo da eletrica mais uma vez estou aprendendo com vocês pra mim é muito importante toda e qualquer informação que vocês mandam pra gente. Obrigado!
Marcio Francisco da Silva
Gostei
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado por nos prestigiar Marcio!
Décio
Achei muito importante esses comentários sobre emendas, pois agora entendi a eficácia deste procedimento.
Reginaldo Silva Pacheco
Muito bem explicado nós que não temos esse conhecimento fazemos umas emenda muito doida sem saber que estamos fazendo tudo errado muito bom mesmo bem ilustrado e explicadissimo.
Equipe Mundo da Elétrica
Que bom que gostou Reginaldo!
Joao Barcelo
Showww… Muito boa a matéria!
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado João!
Jorge Luiz
Muito bom e bem explicativo. Estou entrando agora no ramo da eletrica. Me formando em eletrotecnico. Muito bom as suas dicas.
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Jorge! Parabéns!
Francisco Solano Xavier
Sempre assisto os videos e sigo as postagens de vocês, são esclarecedoras e de grande valor para nós eletricistas.
Obrigado
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado pela credibilidade Francisco!
Aline Aparecida dos Anjos
Achei muito interessante!
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Aline por nos prestigiar!
José Benedito
Ótimo aprender com profissionais de alto nível, obrigado pelos ensinamentos…
Equipe Mundo da Elétrica
Sempre a disposição Jose!