Emenda para cabos (fios)

Em Cursos de elétrica em vídeo por Henrique Mattede

Considerando a parte prática da elétrica, uma das primeiras coisas que o eletricista tem de aprender é a realizar emendas. Mas ao contrario do que a maioria dos ditos profissionais em elétrica pensam, a emenda é uma das partes mais importantes de uma instalação, uma emenda executada de maneira errada pode prejudicar completamente uma instalação e causar muitos danos.

Deve-se inciar sabendo os tipos de cabos e tipos de emendas possíveis. Existem dois tipos de cabos, os rígidos e os flexíveis. O cabo rígido é formado por apenas um fio de cobre (em alguns casos de alumínio), o cabo flexível é formado por vários fios de cobre (em alguns casos alumínio) em compensação esses fios são bem mais finos.

Leia também

Emenda queimada

Emenda em prologamento de cabo rígido mal executada

É importante entender que a seção do cabo (a grossura, ou espessura) é a mesma, seja o cabo rígido ou flexível, apenas diferindo na quantidade de fios que formam essa espessura. Como por exemplo, quando digo que um cabo tem 4,0mm² de espessura, independente do mesmo ser flexível ou rígido ele terá os mesmos 4,0mm² de espessura.

Para cada tipo de cabo há métodos específicos para realizarmos as emendas. Quando temos dois cabos separados e queremos uni-los em uma emenda nunca conseguiremos as mesmas características mecânicas de um cabo fundido, mas se bem executada uma emenda, essas diferenças podem ser minimizadas ao máximo.

Veja os tipos de emenda para cada tipo de cabo.

Emendas para cabos rígidos:

Emendas para cabos flexíveis:

Sempre que for possível deve ser feita o estanhamento dos cabos, o estanhamento é um processo em que o estanho penetra no cobre garantindo que esta emenda vai ser o mais próximo possível de um cabo fundido e desta maneira irá reduzir o aquecimento desta emenda.

Toda emenda é um ponto de aquecimento em uma instalação elétrica, alguns cuidados devem ser tomados, ao executar uma emenda, para minimizar este aquecimento:

Mais de 50% dos problemas em uma instalação elétrica são problemas com emendas. Problemas relatados por clientes, do tipo: Mal contato ao ligar ou desligar aparelhos, cheiro de queimado próximo a tomadas e lâmpadas piscando são indícios de problemas em emendas, esses problemas podem reduzir em muito a vida útil de aparelhos elétricos e eletrodomésticos alem da grande possibilidade de incêndio devido a aquecimento de emendas.

Assista os vídeos desta lista, que contêm o passo a passo para realização das emendas (tanto para cabos rígidos e flexíveis), o estanhamento e a isolação das emendas:

Para manter sempre a segurança dos usuários da instalação e a segurança de sua própria instalação contrate sempre eletricistas ou técnicos experientes e conceituados, e lembre-se: “A segurança não tem preço.”

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

38 comentários para: “Emenda para cabos (fios)”

  • Rogério

    Olá. Parabéns pelos vídeos. Muito didático e explicativo. Tenho algumas lâmpadas em determinados cômodos, que ficam piscando por um tempo depois de apagadas ( casa e instalação novas). Eu sempre desconfiei que fosse emenda mal feita, mas ao questionar o eletricista à época, ele falou que era problema da marca da lâmpada. Ao retirar a lâmpada piscante e colocá-la em outro cômodo, ela não ´piscava. Ele testou com outra lâmpada (philips), no soquete onde a outra piscava e parou de oscilar, quando apagada. Aí eu deixei quieto, mas ainda acho que são emendas mal feitas, que superaquecem o fio, gerando este problema. Procede?

    • Henrique Mattede

      Existem algumas hipóteses para lâmpadas piscando e uma delas é capacitor de reator que se descarrega sobre a mesma e isso pode causar este efeito ou mesmo energia estática no ambiente.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

    • Valdenir

      Durante algum tempo fiquei testando algumas marcas de lampadas que ficavam piscando quando o interruptor estava desligado. Cheguei a seguinte conclusão, que quando o eletricista liga o fio positivo na lateral do soquete ao invés de ligar no centro do mesmo ele danifica a lampada, assim quando você desliga o interruptor ela fica piscando e quando ela faz isso pode jogar ela fora porque ela não para mais de apresentar defeito.

      • Henrique Mattede

        Eu já lí muitas coisas sobre este efeito e uma delas que me pareceu ser a mais provável (não consegui comprovar outras hipóteses) seria a de capacitores que se descarregam no circuito da lâmpadas. Isso geralmente acontece em lâmpadas de baixa qualidade.

    • Geovani

      Olá meu amigo um dos fatores quase certo é o retorno e o neutro estar em pólo errado no soquete pois o mesmo tbm tm que obedecer padrão NBR e NR10 pois existe o lugar específico para o retorno e o neutro…

      • Henrique Mattede

        Obrigado pelo apoio.

    • Moreira

      Fiz um trabalho que o cliente tava com o mesmo problema achei que era emendas mal feitas mais não tinha emenda depois de quebrar cabeça percebi que o cabo não tava isolando corretamente mesmo desligado nas duas pontas dava 4 volts
      Troquei o cabo e acabou o problema
      Dinheiro no bolso e cliente satisfeito a e fui o terceiro eletricista os outros falaram que era normal

      • Henrique Mattede

        O importante é o trabalho bem feito e a satisfação do cliente.

  • Fernando Scholtz

    Boa tarde Henrique! Gosto muito dos seus videos, mas gostaria de alguns que demonstrasse emendas de derivação com mais de dois cabos, pois sabemos na nas caixas de derivação chegamos a ter até 8 cabos a serem conectados. Desde já agradeço.

    • Henrique Mattede

      Para estes casos é recomendado o uso de conectores.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

  • Fabio Costa do Espirito Santo

    Gostei muito
    Muito bom.aprendi.
    Gostaria de outros vídeos.
    Obrigado.

    • Henrique Mattede

      Que bom que estamos conseguindo te ajudar.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

  • Bruno Silvério de Souza

    Parabéns pelo trabalho!
    Ótimas dicas fornecidas por vocês!

    • Henrique Mattede

      Agradeço muito todo o apoio e aprovação.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

  • Adriano Coelho

    Olá,
    Mundo da elétrica!

    Trabalho pouco com energia, mais num serviço acabei tomando um choque por mal isolação da ferramenta. Pesquisando, encontrei boas ferramentas, mas tem algumas classificação (JC, IOX, VDE, VHE H) que não compreendi. Poderia esclarecer a diferença?

    Att Adriano Coelho

    • Henrique Mattede

      Bem eu particularmente conheço apenas as ferramentas VDE que são ferramentas isoladas.
      As outras siglas eu não conheço mas vou pesquisar.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.

  • Jonatas Trajano Trajano

    Boa noite Uma estalação de uma bomba de 2cavalos com o fio de 4milimetros com a distancia de 120metros depois com uma imenda de 50metros com o fio de 2.5 milimitros a bomba não está Armando SÓ roncando mais a bomba está nova testamos em outros lugares e ela funciona normalmente falaram que é por causa dessa imenda com o fio mais fino e possível

  • Marcos Goulart

    Bom dia Henrique Mattede sou Marcos Goulart de Porto Alegre e gosto muito de seus videos no Youtube e atualmente trabalho com CFTV e manutenção elétrica em condomínios. E estou com ideia de passar meus conhecimentos e treinar o pessoal de forma gratuita para uma comunidade aqui perto onde resido e talvez engajar este pessoal no campo de trabalho. E gostaria muito de abrir o treinamento passando seus videos para o pessoal. Mas antes disso gostaria de te comunicar e saber sua opinião. Forte abraço

    • Henrique Mattede

      Poxa marcos que ideia legal, fico feliz em poder ajudar.
      A unica observação que faço é que os vídeos são protegidos por direitos autorais desta forma eu peço que não incentive o Download dos vídeos e nem distribua eles em formatos de mídia, os livres são livres para serem usados com os links originais do YouTube.
      Não deixe de nos contar como esta sendo o trabalho.

  • Willian

    Boa tarde! Gosto muito dos seus videos, muito bom este site, gostaria de saber se a possibilidade de trocar a ponta do controle do playstation 2 para usb e usar no playstation 3

    • Henrique Mattede

      Olá rs, bem eu teria de analisar o controle e ver pois imagino que o sistema de comunicação de ambas as manetes é diferente e provavelmente não é só trocar o plug.

  • Sergio Arazao

    Posso substituir um dijuntor de32 por um de 42 pois está lei uma torneira elétrica e um forno em fio 6mm ai esse dijuntor de 32 desarma.obrigado

    • Henrique Mattede

      Ambos as cargas consomem mais que 10A e por isso deveriam estar em circuitos separados.

  • Jecqueiroz

    Eu preciso da capa de fios tipo chuveiro, cerca de 50cm na cor preta. Você sabe me informar on de posso comprar?

    • Henrique Mattede

      Não trabalhamos com comercialização de produtos.
      Com relação a esta capa não entendi bem o que está querendo.q

  • Darmmes

    Como se faz a derivação de vários cabos? Suponha que eu tenha 4 tomadas num cômodo? Como faço a derivação na caixa de passagem no teto? Liga tudo junto formando uma bola de fios? Obrigado.

    • Henrique Mattede

      Costuma-se chamar isso de sangria, todos os cabos de mesmo neutro e mesma fase são unidos na caixa de teto sim, neste caso ou se usa terminal ou se uni e usa estanho.

  • Pedro Cruz do Nascimento

    Já sou técnico em eletrônica e, para mais conhecimento fiz um curso de eletricidade no SENAI, fiquei curioso porque o professor sempre mandava ficar limpando com canivete os terminais quando ia se fazer emendas, ele alegava que havia esmalte e que devia ser removido. Fiquei com esta dúvida porque com tanto tempo na eletrônica eu nunca ouvi falar esta hipótese, a não ser em enrolamentos de motores, bobinas… E não em cabos condutores; se alguém souber favor me dar um toque para tirar minha dúvida, obrigado.

    • Henrique Mattede

      Olha em condutores isolados (cabos ou fios) nunca ouvi falar desta isolação por esmalte a não ser no caso como bem colocou de bobinas e transformadores etc.

  • Marcos Moreira

    Tenho que ligar minha luz, mas o poste da ampla esta a 300 metros da minha casa posso usar um fio de 6mm.

    • Henrique Mattede

      Isso depende muito está potência da instalação.

  • Daniel

    Comprei uma fita de led, porém na hora de isolar o fio na fita usei fita isolante, ficou muito grotesco, sem acabamento, tem alguma maneira que possa ficar mais discreto?

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Se no seu caso a fita isolante preta não deu acabamento desejado? Uma de cor mais discreta deve ajudar.

  • Stephen

    Sobre as emendas. Onde são recomendados os conectores de torção? Eles eram difíceis de achar no Brasil, mas agora são disponíveis em várias bitolas. Parecem bem mais práticos e duráveis do que emendas tradicionais e fita isolante.

    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sua utilização pode ser feita em qualquer emenda, levando em conta que é bem prático.

      • Helton Benetti

        Posso posso fazer derivação com conector de torção?

      • Bruno

        Sim, respeitando a capacidade de corrente de cada um deles!