Entenda o que transforma energia elétrica em luz e calor!
Provavelmente, você já usou equipamentos que esquentavam com a passagem da corrente elétrica, mas, você sabe o porquê disso acontecer? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ajudar a entender o que transforma energia elétrica em calor, luz e o que é efeito joule. Então, vamos lá pessoal!
Todos nós já nos deparamos com equipamentos que utilizam a energia elétrica para funcionar, que pode ser transformada em diversas outras formas de energia, como movimento, luz e calor.
A transformação da energia elétrica em luz e calor, ocorre pelo fato de filamentos e resistências serem capazes de aumentar a temperatura dos elétrons de forma muito elevada, a ponto de liberarem fótons.
Leia também
Apesar de em algumas aplicações, como em lâmpadas e motores, o calor gerado ser ruim, o aumento da temperatura é muito desejado em outras utilizações, e isso pode ser entendido com o conhecimento do efeito joule!
O que é efeito joule?
Quando a corrente elétrica atravessa um condutor, ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica, devido ao choque dos elétrons livres com os átomos do condutor. Esse fenômeno é denominado como efeito térmico ou efeito joule.
O aquecimento no condutor pode ser medido pela fórmula da Lei de Joule, uma vez que a energia elétrica dissipada num resistor, num dado intervalo de tempo, é diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de corrente elétrica que o percorre.
Esse enunciado é matematicamente expresso na imagem abaixo.
Essa relação é válida desde que a intensidade da corrente seja constante durante o intervalo de tempo de ocorrência.
Vale salientar que a energia elétrica absorvida pela resistência elétrica é transformada totalmente em calor, isto é, a produção de calor é inerente à passagem da corrente.
Aplicações
A descoberta da relação entre a eletricidade e o calor trouxe vários benefícios. Muitos aparelhos que utilizamos no nosso dia a dia têm seus funcionamentos baseados no Efeito Joule.
O Mundo da Elétrica separou as principais aplicações do efeito Joule para você!
Amperímetro térmico
O amperímetro é o aparelho que mede a corrente elétrica. Existem muitos modelos de amperímetros, fundamentados em diversos fenômenos físicos. Um deles, que se fundamenta no efeito Joule, é chamado de amperímetro térmico!
Ele funciona com a passagem de uma corrente elétrica pelo amperímetro, que faz o condutor interno esquentar e se expandir, ocasionando o deslocamento do ponteiro em uma escala e a indicação da medição.
Fornos elétricos
Em indústrias, em residências e, até mesmo, em laboratórios é comum a utilização de fornos elétricos para aquisição de temperaturas mais altas.
O forno possui uma resistência elétrica que libera calor com a passagem da corrente, graças ao efeito joule.
Lâmpadas incandescentes
As lâmpadas de filamento incandescente são conectadas em circuitos elétricos, o que transforma energia elétrica em luz e calor.
A luz irradiada pela lâmpada incandescente nada mais é do que uma parte da energia elétrica sendo transformada em energia luminosa, graças à elevação da temperatura.
Chuveiro
O funcionamento de um chuveiro também é baseado no efeito joule, visto que ele possui um resistor interno, comumente chamado de resistência, que aquece com a passagem da eletricidade!
Além das aplicações que já citamos, podemos aproveitar o efeito térmico em diversos equipamentos, como :
- Ferros de passar roupas
- Aquecedores elétricos
- Soldadores elétricos
- Secadores elétricos
- Fusíveis e disjuntores elétricos
Todos esses equipamentos funcionam alterando a temperatura de um material com a aplicação da eletricidade.
Apesar dos benefícios, a principal desvantagem do efeito joule é a perda de energia que se transforma em calor e o superaquecimento dos sistemas elétricos. Na grande maioria das aplicações, o efeito Joule é indesejável!
Uma vez que parte da energia elétrica fornecida é convertida em energia térmica que é dissipada na forma de calor, causando uma diminuição da eficiência.
Por esse motivo, alguns dispositivos elétricos e eletrônicos precisam de dissipadores de calor para evitar o aquecimento excessivo.
Para minimizar as perdas de transmissão, existem várias soluções, como a minimização da resistência dos condutores e o uso de materiais menos resistivos.
No vídeo abaixo, você pode ver de forma prática o aquecimento de resistores baseado no efeito joule.
Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para acessar conteúdos exclusivos e compartilhar esse artigo com os seus amigos! Deixe nos comentários abaixo dúvidas e sugestões para que possamos te responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Qual é a energia do futuro?
Como economizar na conta de luz?
Como medir corrente com multímetro?
Fontes de energia renováveis – Quais são e como funcionam!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.