Ferramentas para eletricista montador
A lista de ferramentas para o eletricista montador é uma lista de ferramentas complementares para os eletricistas. A ferramenta manual é o dispositivo ou instrumento usado no trabalho com a finalidade de facilitar a realização de tarefas que necessitam apenas de força motriz humana. Através delas é possível realizar tarefas que exigem precisão e/ou força física com maior facilidade.
Um eletricista predial precisa para iniciar um pequeno reparo de poucas ferramentas. Com um alicate universal, uma chave de fenda e um multímetro já é possível fazer diagnósticos para orçamentos ou mesmo pequenos reparos e medições. Já um eletricista que pretende montar um painel elétrico ou alguma infra estrutura elétrica, outras ferramentas complementares serão muito uteis e essenciais. Este eletricista é chamado de eletricista montador.
Leia também
Todos os dias o mercado lança novas ferramentas e novas tecnologias que facilitam o trabalho, é preciso inovar sempre e conhecer cada vez melhor o mercado de ferramentas. Mas, algumas ferramentas são básicas e sempre estarão presentes na caixa de ferramenta do eletricista montador, como esta lista abaixo:
- Arco de serra;
- Esquadro;
- Trena;
- Nível;
- Lima;
- Morsa;
- Estilete de segurança;
A lista poderia ser mais extensa de acordo com o gosto e necessidades do próprio eletricista. Brocas, serra copos, furadeiras e muitas outras ferramentas, o que faz a lista sempre parecer incompleta ou por completar.
Vamos falar um pouco sobre cada uma destas ferramentas e sua utilização nas atividade em eletricidade.
Arco de serra
O arco de serra, serrinha ou serrinha manual como é chamado por alguns, é uma ferramenta de corte para materiais duros como madeira, aço, ferro, alumínio ou mesmo PVC. A parte do corte é feito por uma lâmina dentada que é presa a uma estrutura em formato de arco, por isso seu nome.
A lâmina de um arco de serra deve ser escolhida de acordo com o material que vai ser cortado, em geral quanto mais fino o material mais dentes por polegada deve ter a serra e, quanto mais espesso o material menos dentes por polegada.
Esquadro
O esquadro é um instrumento em forma de L usado por vários profissionais para medir, cortar ou conferir ângulos retos, em algumas situações podem ter um formato de T. Tradicionalmente usado por carpinteiros, mas também é bastante usado em eletricidade para trabalhar ângulos em peças como os ângulos de 90º e 45º.
O vídeo abaixo é um exemplo da utilização de esquadro em atividades elétricas:
Trena
A trena é uma ferramenta obrigatória para todo eletricista, com a trena é possível medir peças, cabos, eletrodutos, paredes e etc. Quase qualquer atividade em eletricidade em algum momento vai requerer uma medição e, neste momento a trena faz toda a diferença.
Existem alguns tipos de trenas e são elas:
- Trena de bolso;
- Trena longa ou fita métrica;
- Trena eletrônica ou laser.
As escalas de medição em uma trena podem ser: escalas métricas, escalas de polegada, escalas de pés ou as três combinadas.
Veja mais características sobre as trenas no vídeo abaixo:
Nível
O nível é uma ferramenta comumente associada a pedreiros, mas é bastante usado na elétrica, carpintaria, serralheria e outras áreas. Uma ferramente que indica e mede inclinações em planos, desta forma é possível estabelecer através de um parâmetro se uma peça está “torta”.
Na fixação de eletrodutos aparentes, caixas, painéis elétricos, suporte para peças e etc, o uso correto de um nível garante uma nivelação adequada e melhor qualidade do serviço.
Através da bolha no flutuador é possível identificar exatamente o momento em que a peça se encontra ângulo indicado para aquele flutuador, no nível da imagem existem 3 flutuadores um para um angulo de 180º, um para 90º e um para 45º.
Lima
A lima é uma ferramenta composta por uma peça de aço em formato de haste que possui ranhuras, estas ranhuras quando esfregadas contra outro material provocam o seu desgaste, este efeito é usado para trabalhar peças ou mesmo dar acabamento.
Podem ser usadas em metal, aço, plástico ou madeira.
A lima normalmente é associada a serralheria ou a carpintaria, em eletricidade pode ser usada de inúmeras formas para acebamento em peças cortadas, sejam elas de cobre, alumínio ou metal, como em caixas e painéis em que se tenha cortado e necessite de acabamento.
Suas ranhuras podem variar de acordo com o tipo de acabamento que necessita na peças, sua largura e tamanho também variam.
Morsa
A morsa também é conhecida como torno de bancada. É uma ferramenta que pode ser trabalhada fixa em uma bancada ou como uma morsa manual. Possui duas partes, chamadas de mordentes, ambos se movem sobre uma rosca, a medida que se gira a rosca os mordentes se aproximam um do outro, sendo usado para prender ou aperta peças.
Com a peça presa é possível trabalha-la, seja com uma lima, arco de serra ou para manusear a peça de alguma forma.
Trabalhar com boas ferramentas é uma garantia de segurança. Entre tantas qualidades de uma ferramenta a segurança tem de ser considerada prioridade, e logo, por consequência da segurança e da boa qualidade da ferramenta, todo o trabalho terá uma qualidade superior.
É importante porém conhecer bem as ferramentas, suas características e correta utilização para que se possa manuseá-las com segurança, apenas ter boas ferramentas e não saber usá-las não é garantia de bom trabalho.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Ferramentas para eletricista, quais são?
Como cuidar de suas ferramentas?
Como se tornar um eletricista?
Arco elétrico, o que é? Como é formado?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
10 comentários para: “Ferramentas para eletricista montador”
Carlos Rodriguez
Boa noite, dentre estas ferramentas já citadas também uma esmirilhadeira, Serra tico tico, Serra mármore, máquina de cortar parede e uma boa furadeira com a função de martelete rompedor, também um compressor pequeno, eu tenho e recomendo, para complementar um soprador térmico potente, escadas etc, tarraxas e esmiril, enfim tudo que possa facilitar meu serviço é bem vindo, espero ter colaborado.
Equipe Mundo da Elétrica
Com certeza tudo que possa ser usado ao favor da facilidade no trabalho do profissional é bem vindo.
Levi Scavello
Se for possível me passe a lista completa de ferramentas para eletricista força e controle, eletricista de manutenção 1
Equipe Mundo da Elétrica
Infelizmente não possuo em mãos uma conforme desejado, mas faça sua maleta de acordo com as necessidades enfrentadas no trabalho.
Marçal Bracht
Uma boa furadeira resolve muita coisa
Equipe Mundo da Elétrica
Com certeza!
Elton dos Santos
Muito divulgar esses materiais ou mas coisas que um eletricista precisa
Equipe Mundo da Elétrica
Que bom que gostou Elton!
Vicente Ribeiro Thomaz Thomaz
Se ha sessenta anos atrás eu tivesse recebido todas estas informações, eu teria me formado engenheiro mecânico ou eletricista.
Porém, naquele tempo, só quem chegasse a este ponto de profissão, era filho de político, Funcionário público ou fazendeiro etc.
Parabéns! Por estas informações, hoje em só não estuda quem não quer.
Equipe Mundo da Elétrica
Informação é progresso Vicente! E ficamos muito contentes em saber que estamos ajudando de alguma forma a melhora o nosso país! Obrigado por nos prestigiar!