Interface Homem Máquina – Características e vantagens!
Imagine uma empresa de médio ou grande porte que possui uma enorme quantidade de máquinas e processos que devem ser feitos com a maior eficiência, além do menor custo possível, o que você faria para otimizar a produção? Conhece algum método ou sistema? Hoje o Mundo da elétrica irá falar sobre um dos principais componentes que otimiza os processos industriais. Então vamos lá pessoal!
A automação industrial consiste na utilização de equipamentos, softwares e máquinas visando automatizar os processos industriais. Ela vem crescendo cada vez mais, juntamente com a necessidade de profissionais que dominem essa área. Pensando nisso, separamos tudo que você precisa saber sobre um dos principais componentes usados na automação industrial, a IHM!
Leia também
O que é IHM?
IHM significa Interface Homem-Máquina, e consiste em um dispositivo que facilita a interação entre o operador e os sistemas, maquinários ou softwares que atuam em uma indústria. A IHM também pode ser conhecida como HMI, sigla esta que vem do inglês Humam Machine Interface.
As IHM’s exibem dados em tempo real e permitem controlar as etapas e os equipamentos da indústria, além de fornecer informações detalhadas sobre os processos feitos. Ela funciona como um computador de uso comum e pode ser uma tela independente, uma tela conectada a outro equipamento ou um tablet.
A interface da IHM é composta por uma tela e por todas as funções presentes nela, que permitem que as ações sejam cumpridas! Em um aeroporto, por exemplo, para emitir uma passagem é necessário apenas alguns cliques na tela! Sem ela, para fazer a mesma ação seria necessário a interação direta com os bancos de dados e com as linguagens de programação do equipamento.
As interfaces possuem uma linguagem simples para facilitar a comunicação entre o operador e a máquina, utilizando alarmes, animações e janelas de operação. As telas podem ser Touch Screen tornando as funções ainda mais intuitivas e cooperando para que a tradução e a transmissão dos dados sejam ainda mais acessíveis!
Funcionamento
No setor industrial as IHM’s funcionam juntamente com os CLP’s, ou Controladores Lógicos Programáveis! Algumas IHM’s são tão complexas que funcionam como computadores e podem possuir até mesmo sistemas operacionais próprios.
O CLP tem como função principal gerenciar e controlar processos de forma automatizada, coletando dados dos dispositivos de campo e executando as funções programadas salvas em sua memória previamente. Ele é responsável por transmitir informações até os locais de comando e um único CLP é capaz de realizar e armazenar diversas funções!
A função da IHM é acessar o CLP e reunir as funções que serão feitas em sua tela, para que assim o operador possa tomar as decisões necessárias para o bom funcionamento dos processos na indústria.
Após o operador realizar o comando, a IHM leva as informações ao CLP para que ele altere algum aspecto do sistema de controle. As interações feitas entre a IHM e o CLP tornam os processos industriais mais dinâmicos e eficientes, pois a partir de um único lugar várias ações são realizadas na indústria!
Para exemplificar vamos pensar em um tablet que controla os sistemas de segurança, iluminação, temperatura, áudio e vídeo de uma casa. Toda a programação para cumprir essas funções está inserida na memória do CLP, e sempre que o usuário apertar o botão de uma determinada ação da tela, o CLP irá “rodar” a programação específica para realiza-la. Veja o exemplo na imagem abaixo!
O mesmo acontece na automação industrial, só que de maneira específica para cumprir a demanda necessária de cada sistema do processo da indústria! Na imagem abaixo, temos um exemplo de IHM projetada para a indústria.
Aplicações
As IHM’s podem ser usadas em diversos setores industriais, podemos citar as indústrias de:
- Energia
- Fabricação de produtos
- Construção civil
- Transportes
- Esgoto
- Tratamento de água
São comumente usadas por engenheiros, principalmente os engenheiros de sistema de controle de processo, além dos profissionais integradores de sistema e operadores.
A complexidade da IHM muda de acordo com o sistema e o modo que ela será usada! Geralmente ela é utilizada para substituir botoeiras, para tratamento de dados e para supervisão de sistemas. Todas as áreas da indústria que podem ser controladas remotamente são possíveis aplicações da IMH!
Quando usada na substituição de botoeiras ela possui um baixo custo, porém quando é usada para a supervisão de sistemas, o custo é bem maior! Essa variação de custo ocorre devido à sofisticação e a necessidade de memória de cada utilização, variando de aplicação para aplicação.
Vantagens
As Interfaces Homem-Máquina possuem muitas vantagens e benefícios, dentre eles podemos citar:
- Fácil utilização
- Acompanhamento e monitoramento em tempo real dos processos de produção
- Melhor visibilidade de tendências, dados e tags
- Monitoramento de entradas
- Tradução de dados
- Revisão de processos
- Maior eficiência e otimização de processos
- Menor tempo de inatividade
- Maior segurança para os profissionais
Se você gostou do tema e deseja aprender mais sobre a Interface Homem-Máquina, assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e não se esqueça de deixar o gostei!
Caso você tenha gostado desse conteúdo, nos acompanhe também nas redes sociais do Mundo da Elétrica, pois estamos sempre postando conteúdos interessantes sobre a área da elétrica!
Não hesite em comentar abaixo caso você tenha ficado com alguma dúvida ou caso você tenha alguma sugestão, pois iremos te responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Dicas de como deixar uma máquina mais segura!
Como funciona um CLP e para que serve!
Técnico em eletromecânica, o que faz?
Eletricista industrial, tudo que precisa saber!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.