Isolação dupla, entenda!

Em Segurança em eletricidade por Henrique Mattede

Outro dia fui questionado por um aluno, em um curso de NR10, sobre o porque de alguns equipamentos possuírem apenas dois pinos do plug quando saem de fábrica! Todos os equipamentos não teriam de ter um pino de aterramento?

A simplicidade da pergunta me levou a pensar na sua importância. É previsto na norma NR10 que existam os sistema de aterramento, para garantir uma maior proteção ao usuário que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e que todos os equipamentos deveriam possuir sistemas que garantissem tal proteção.

Leia também

Nesse sentido os equipamento, elétricos portáteis são concebidos de forma a possuir uma isolação dupla, de maneira que a carcaça do equipamento fique completamente isolado de suas partes vivas (partes energizadas). Isto se faz necessário devido a possibilidade de trabalho com estes equipamentos em locais variados, não sendo interessante para tais serem fixas a um sistema de aterramento.

Os equipamentos elétricos que possuem isolação dupla devem possuir o simbolo a seguir, que deve ser impresso no corpo do equipamento.

Isolação dupla em carregador portátil.

Simbolo de dupla isolação.

Alem do corpo, normalmente plástico destes equipamentos, considerados como uma primeira isolação, uma segunda camada de isolação interna separa as partes vivas das partas metálicas dos equipamentos, garantindo uma camada suplementar de proteção.

A norma que regulamenta a isolação dupla é a norma IEC 61140, que define equipamentos com isolamento duplo como um equipamento de classe de isolação II, veja o texto da norma:

EQUIPAMENTO DE CLASSE II (CLASS II EQUIPMENT)
EQUIPAMENTO no qual a proteção contra choque elétrico não se fundamenta apenas na ISOLAÇÃO BÁSICA, mas incorpora ainda precauções de segurança adicionais, como ISOLAÇÃO DUPLA ou ISOLAÇÃO REFORÇADA, não comportando recursos de aterramento para proteção, nem dependendo de condições de instalação

A isolação dupla está compreendida na NR10, entre os itens do anexo II a serem estudados como medidas de controle do risco elétrico veja:

4. Medidas de Controle do Risco Elétrico:

Vejamos o que diz o item 10.4:

10.4 – SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

10.4.3.1 Os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas, e serem inspecionados e testados de acordo com as regulamentações existentes ou recomendações dos fabricantes.

Previsto na NR10 e corroborado por normas internacionais cabiveis, estes equipamentos devem passar por rigorosos testes de de isolação antes de serem lançados ao mercado.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

8 comentários para: “Isolação dupla, entenda!”

  • Alminio Barbosa

    Grato por compartilhar estas informações que as vezes não damos a devida importancia porém, são de muita utilidade para nós usuarios e corpo tecnico,

    Responder
    • Henrique Mattede

      Estamos aqui para ajudar. Agradeço pela mensagem.

      Responder
  • Alan Baptista

    Muito bom, sempre acompanhando o seu trabalho pois sou técnico em eletrotécnica, porém não sabemos de tudo! Sempre tiro duvidas em seu canal no Youtube e perfil do G+, então, Obrigado por compartilhar seus conhecimentos!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu demais Alan! =)

      Responder
  • Rafael Zanetti

    Muito top

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Rafael!

      Responder
  • Jose Roberto

    Sou eletrecista e não tinha dado fe disso, valeu um abraco

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou José!

      Responder

Deixe um comentário