Medidor de energia, como ler? Caiu no ENEM!
Você sabe como ler um medidor de energia analógico e de ponteiros? Caiu uma questão no ENEM em que era preciso saber ler um medidor de energia elétrica, onde alguns estudantes não souberam fazer a questão. Sendo assim neste artigo vamos mostrar como ler o relógio de luz e calcular o consumo de uma casa. Vamos lá!
O que é medidor de energia?
O medidor de energia elétrica conhecido popularmente como relógio de luz. Têm a função de medir o consumo de energia elétrica de uma determinada instalação. Os medidores de energia medem o consumo de energia elétrica mensalmente em kWh. O kWh significa Quilowatt-hora e a medida da energia elétrica consumida por um aparelho em um determinado período. Portanto, um Watt-hora representa a quantidade de energia necessária para alimentar por uma hora algum equipamento que tenha potência de 1 Watt.
Leia também
Os medidores de energia realizam a medição direta da corrente elétrica, a medição direta da energia consumida pela carga passa totalmente pelo equipamento de medição. Existem duas maneiras diferentes de realizar a medição de corrente elétrica, que é a medição direta e a medição indireta.
O primeiro medidor de quilowatt-hora de corrente alternada por indução foi apresentado ao público pelo húngaro Ottó Bláthy em 1889. Ottó Bláthy mostrou o medidor de energia na Feira de Frankfurt e o sucesso foi tão grande, que no mesmo ano ele já estava sendo comercializado.
Leitura de Medidor de Energia – Questão do ENEM
O ENEM é muito concorrido em todo Brasil e requer conhecimentos em diversas disciplinas e conhecimentos gerais, um bom exemplo foi uma questão que era preciso saber ler um medidor de energia, a questão que caiu na prova do ENEM foi essa:
A energia elétrica consumida nas residências é medida em quilowatt-hora, por meio de um relógio medidor de consumo. Nesse relógio, da direita para esquerda, tem-se o ponteiro da unidade, da dezena, da centena e do milhar. Se um ponteiro estiver entre dois números, considera-se o último número ultrapassado pelo ponteiro. Suponha que as medidas indicadas nos esquemas seguintes tenham sido feitas em uma cidade em que o preço do quilowatt-hora fosse de R$ 0,20.
Para saber o consumo, a primeira coisa é saber qual foi a leitura até o mês anterior e quanto está a leitura até o mês atual. A questão diz que da direita para a esquerda tem unidade, dezena, centena e milhar. E quando um ponteiro está entre dois números, considera o último número ultrapassado pelo ponteiro. A pegadinha está na hora de ler o relógio, os relógios são invertidos entre si.
O do milhar gira em sentido anti-horário, o da centena em sentido horário, o da dezena em sentido anti-horário e o da unidade em sentido horário. É possível ver que relógios giram ao contrário porque a disposição dos números é diferente, o zero que fica em cima, em cada reloginho o 1 fica de um lado diferente.
Entendeu a pegadinha? Então tem que prestar atenção no sentido do ponteiro para não errar, e aí tem o um macete simples, desenhe uma seta indicando a rotação do relógio para você não se confundir.
Para realizar a leitura do medidor do mês passado, imagine o ponteiro passando do zero e seguindo na direção da seta. No relógio de milhar, o ponteiro passou do 2 e ficou entre o 2 e o 3, então é considerado o 2, que foi o último número ultrapassado pelo ponteiro.
Na centena, o ponteiro passou pelo 5, seguindo a regra deve considerar o 5. Na dezena, o ponteiro passou pelo 6, então considera o 6. Na unidade o ponteiro passou pelo 3, então considera o 3, assim o consumo no mês passado foi de 2563 kWh.
Vamos realizar o mesmo processo para fazer a leitura do medidor do mês atual, sempre preste muita atenção no sentido do relógio e ponteiro. O relógio de milhar é 2, na centena é 7, na dezena é 8 e na unidade é 3, logo o consumo acumulado no mês atual foi de 2783 kWh.
Agora, para saber quanto foi gasto no mês, é preciso subtrair quanto foi gasto até o mês atual pelo que tinha sido gasto até o mês anterior. O consumo desde o fim do mês anterior foi 220 kWh.
Voltando na questão, o preço do kWh é de R$ 0,20. Se foi gasto 220 kWh no mês e cada kWh custa 20 centavos é só multiplicar o que foi gasto pelo valor do kWh, obtendo 44 reais, logo a resposta correta é a letra E.
Geralmente as questões do ENEM requerem conhecimentos em eletricidade, abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica mostrando como resolver outra questão de eletricidade do ENEM.
Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre como ler medidor de energia, deixe nos comentários que iremos responder!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Medidores de energia – Tipos e características!
Fontes de energia renováveis – Quais são e como funcionam!
O que causa a falta de energia?
Medidor de energia elétrica, tipos e características!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.