Motivos para se tornar um Engenheiro Eletricista
Sabemos que a área da eletricidade é extremamente vasta, com infinitas possibilidades, áreas de atuação e cursos, mas como entre todos os cursos e áreas de atuação, por que escolher ser um engenheiro eletricista? O Mundo da Elétrica irá apresentar os cinco principais motivos para você escolher o curso de engenharia elétrica e se tornar um engenheiro eletricista, vamos lá!
Motivos para ser engenheiro eletricista – Trabalhar na área
Estar trabalhando ou já ter trabalhado na área de elétrica é um dos motivos que pode facilitar a sua escolha pela engenharia elétrica, mas também pode ser um motivo para que você não faça a escolha desta área. Mas. tenha cuidado, pois apesar de não ter gostado de ter trabalhado nesta área lembre-se, existem muitas outras áreas que podem despertar o seu interesse e te agradar.
Leia também
É importante destacar que quem está na área trabalhando geralmente tem mais facilidade durante o curso, mas é claro que isso não é uma regra, porém em boa parte dos casos os alunos que já trabalham são os que se destacam.
Motivos para ser engenheiro eletricista – Trabalhar com tecnologia
Atualmente nós sabemos que praticamente qualquer dispositivo ou tecnologia precisa de eletricidade para funcionar, por isso podemos considerar este mais um motivo para escolher a engenharia elétrica, pois ela lida com tecnologia, algo que costuma chamar a atenção de muitas pessoas.
A engenharia elétrica abre nossa cabeça para entendermos sobre o funcionamento de qualquer dispositivo a base de eletricidade. Isso cria a possibilidade de desenvolver novos dispositivos, máquinas e sistemas.
Motivos para ser engenheiro eletricista – Enorme área de atuação
Existe nos cursos de engenharia elétrica matérias voltadas para mecânica, química, programação, telecomunicações e muitas outras que vão nos ajudar a entender outras tecnologias como máquina mecânicas, programas de computadores e etc.
Estes fatores nos levam ao terceiro motivo para escolher engenharia elétrica, que é justamente a área de atuação ser muito grande. Por mais que estudamos e conhecemos sobre elétrica, mesmo assim tudo isso é uma parte muito pequena de um universo de estudos e descobertas.
Sistemas elétrico de potência, eletromecânica, eletroquímica, projetos, máquinas elétricas, eletrônica e automação, todas essas são áreas abordadas em um curso de engenharia elétrica e ainda tem muitas outras áreas além das que já foram citadas.
Com tantas possibilidades de atuação, migrar de uma área para outra dentro da engenharia elétrica é muito fácil, principalmente pela grande demanda energética que o mundo como um todo vem passando.
Motivos para ser engenheiro eletricista – Impacto e Transformação
Outro motivo que pode levar a pessoa escolher a engenharia elétrica é o quanto ela impacta e transforma a vida das pessoas, pois a área da elétrica é muito importante para nós, somos dependentes da eletricidade!
Quem busca trabalhar com algo que ajude as pessoas diretamente a engenharia elétrica também é uma excelente opção, pois ela impacta diretamente no conforto e bem-estar das pessoas.
A área da engenharia elétrica é de uma grande responsabilidade, todos nós precisamos de eletricidade para tudo hoje em dia. Agora imagine que o erro de um engenheiro pode apagar uma ou várias cidades inteiras, você consegue perceber a responsabilidade de um engenheiro eletricista?
Motivos para ser engenheiro eletricista – Remuneração
Outro motivo pode te fazer escolher a engenharia elétrica, mas que talvez seja o menos importante para as pessoas é o salário. O salário de um engenheiro é regulamentado e varia de região para região, mas em geral é em torno de 6 a 10 salários mínimos.
Existem concursos na área que pagam bem mais que isso, além de muitos benefícios. Lembrando que o salário nunca deve ser a prioridade.
Quando fazemos bem feito aquilo que gostamos, naturalmente a recompensa financeira acontece. Mas mais que isso, a recompensa da satisfação de se fazer o que gosta é fundamental, além disso, como citamos anteriormente a responsabilidade de um engenheiro eletricista é muito grande!
O vídeo abaixo é do canal Mundo da Elétrica, onde mostramos quanto um engenheiro eletricista ganha no Canadá.
Finalizamos mais um artigo, sendo assim deixe nos comentários o que acha da área de engenharia. Se você também está cursando engenharia elétrica ou já é um engenheiro eletricista, deixe nos comentários quais foram os seus motivos para fazer essa escolha.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Maleta de eletricista, ferramentas indispensáveis!
Curso de eletricista industrial!
Eletricista industrial, tudo que precisa saber!
Técnico em eletrotécnica, o que faz?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
2 comentários para: “Motivos para se tornar um Engenheiro Eletricista”
Alan
Sou estudante de engenharia elétrica e eletricista. Todo conteúdo abordado no canal e no site tem coerência e é de qualidade!
Agradeço pelas dicas e pela dedicação aos fazer os artigos e vídeos, grande abraço!
Equipe Mundo da Elétrica
Alan, muito obrigado por nos prestigiar! Ficamos muito contentes com sua mensagem!