Motor elétrico! Fechamento de bobina 6 e 12 pontas
Uma dúvida muito comum entre os profissionais do Mundo da Elétrica é sobre o esquema de ligação de motores elétricos. Neste artigo mostramos como fazer o fechamento de motores trifásicos, explicando o detalhe das bobinas e dos polos. Então vamos lá pessoal!
Ligação de motor elétrico
Se você é um eletricista certamente já ouviu falar sobre ligação estrela e ligação triângulo, afinal estes dois temas tem tudo a ver com o esquema de ligação de motores trifásicos.
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Para entender melhor a alimentação dos motores elétricos, o primeiro passo é compreender que na verdade estamos falando do esquema de ligação das bobinas dos motores. Portanto, é indispensável saber como funciona o estator de um motor trifásico.
Estator de motor elétrico
O estator é feito de aço laminado, que são pequenas chapas unidas umas às outras. Na imagem abaixo podemos ver todas as chapas sobrepostas deste estator, e também as boninas que são estes enrolamentos de cobre!
Em um motor elétrico cada bobina cria dois polos magnéticos, um polo sul e um polo norte, e isso acontece em cada uma das fases. Então um motor trifásico com 3 bobinas vai ter dois polos por bobina, sendo conhecido como motor de dois polos. Portanto, os motores trifásicos podem ter 2, 4, 6, 8 ou mais polos, mas sempre em números pares e dependendo da quantidade de bobinas enroladas.
Caso você não saiba, a quantidade de polos em um motor e a frequência elétrica da rede é o que faz a velocidade do motor variar, ou seja, quanto mais polos tiver mais devagar o motor gira.
Na tabela abaixo você pode ver e relacionar a frequência, número de polos e a velocidade dos motores trifásicos. Veja que um motor de 2 polos em 60hz tem uma velocidade de 3.600 RPM, enquanto um motor de 4 polos na mesma frequência de 60hz tem uma velocidade de apenas 1.800 RPM.
Ciclo senoidal trifásico
Agora você vai poder ver a comparação de um motor de 2 polos e um de 4 polos, observando cada instante de um ciclo senoidal trifásico. Veja como o motor de quatro polos gira com metade da velocidade do motor de dois polos.
No instante T1, o motor de dois polos tem o polo norte em cima e o sul embaixo. O motor de 4 polos tem um polo norte em cima e um polo norte embaixo, além de um polo sul à direita e outro à esquerda.
No instante T2 é possível ver que no motor de dois polos há um deslocamento de 90 graus, enquanto no motor de quatro polos o deslocamento foi de apenas 45 graus. Observe que nos tempos seguintes este deslocamento continua constante.
Acompanhando as mudanças de direção dos polos, podemos perceber que o deslocamento do motor de dois polos ao final dos cinco tempos é de 360 graus, ou seja, uma volta completa. Já no motor de 4 tempos, a volta é de apenas 180 graus.
Bobinas do motor elétrico
A quantidade de ranhuras de um motor é uma informação extremamente relevante para o profissional do mundo da elétrica que trabalha com rebobinamento de motores. A bobina fica presa ao estator dentro destas ranhuras, e a quantidade de terminais de um motor indica as possibilidades de ligação deste motor.
Os mais comuns são motores de 6 pontas e motores de 12 pontas. Este que temos aqui é um motor de 12, porque que ele possui 12 terminais para alimentar o motor. Outra informação importante é que as pontas dos terminais são numeradas de acordo com as bobinas, assim como mostra a imagem abaixo.
A bobina 1 tem os terminais 1 e 4, a bobina 2 tem os terminais 2 e 5, a bobina 3 tem os terminais 3 e 6, a bobina 4 tem os terminais 7 e 10, a bobina 5 tem os terminais 8 e 11 e a bobina 6 tem os terminais 9 e 12. O eletricista que trabalha com motores elétricos, precisa saber que qualquer motor trifásico com 3 bobinas no estator ou seis terminais, oferece a opção de poder trabalhar com duas tensões diferentes. Isso acontece através de ligações diferentes entre as bobinas, que são as famosas ligações triângulo e estrela.
Motor elétrico: Ligação estrela
A ligação estrela é realizada ligando os terminais 4, 5 e 6 entre si. Cada uma das pontas 1, 2 e 3 é ligada às fases de um sistema trifásico formando uma estrela, assim como mostra a imagem abaixo. O ponto de união entre os terminais 4, 5 e 6 formam um ponto neutro.
Na ligação estrela cada bobina está ligada entre uma fase e um neutro, e este tipo de ligação aceita a tensão de fase de um sistema trifásico. Se você não sabe o que é tensão de fase e linha, tem um artigo completo aqui no site explicando isso, vale a pena ler!
Motor elétrico: Ligação triângulo
A ligação triângulo é realizada ligando os terminais 1 com 6, 2 com 4 e 3 com 5, assim como mostra a imagem abaixo! Cada uma destas pontas é ligada em uma das fases de um sistema trifásico. Neste tipo de ligação não existe neutro e cada bobina está ligada à duas fases. A ligação triângulo aceita a tensão de linha de um sistema trifásico.
Tensão para motor elétrico
Na tabela a seguir você pode ver quais são as tensões que podem ser empregadas em motores trifásicos de seis pontas. Note que em uma rede 380/220V, o motor ligado em triângulo vai suportar uma tensão de 220V em cada bobina. Já o motor ligado em estrela nesta mesma rede, vai suportar uma tensão de 380V em cada bobina.
O estator que citamos de exemplo no artigo tem 12 terminais e 6 bobinas. Portanto, este motor oferece 4 opções de ligação, e a tabela abaixo mostra as quatro ligações e as suas respectivas tensões. Usando o exemplo de um motor bem comum que é dimensionado para 220V, a tabela indica que ele aceita a tensão de 220V na ligação duplo triângulo ou triângulo paralelo, 380V na ligação dupla estrela ou estrela em paralelo, 440V na ligação triângulo em série e 760V na ligação estrela em série.
O eletricista que trabalha com motores elétricos precisa conhecer cada detalhe do motor. Na maioria dos motores tem uma placa que mostra cada uma das possíveis ligações para este determinado motor, e na imagem abaixo temos a placa do nosso motor, onde é possível ver as 4 ligações para este motor.
Por exemplo, se quiser fazer uma ligação para utilizar o motor na tensão de 380V, o certo é usar o diagrama da ligação estrela em paralelo. Seguindo a identificação de cabos basta unir os terminais V4, U4 e W4, em seguida unir os terminais V2, U2 e W2, depois os terminais V1 e V3, na sequência os terminais W1 e W3 e por último, os terminais U1 e U3. As três fases vão ser ligadas nos terminais U1, V1 e W1.
Poucos profissionais do Mundo da Elétrica conseguem realizar o esquema de ligação de motores! Por isso é tão importante entender melhor sobre os motores elétricos e os seus fechamentos, porque isso certamente vai aumentar a sua área de atuação e o número de clientes.
Para conhecer outras partes de um motor trifásico e entender melhor sobre o seu funcionamento, é só assistir o vídeo a seguir. Você vai poder ver os detalhes de praticamente todas as peças do motor, vale a muito a pena assistir!
Aqui no site tem muita informação gratuita apenas esperando a sua visita. Continue lendo os artigos e assistindo os vídeos do Mundo da Elétrica, a sua capacitação depende apenas do tempo que você dedica para isso!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
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