O que é um LED SMD? Características e aplicações!
Com a popularização de pautas sobre economia de energia, os LEDs se tornaram comuns em residências e comércios, justamente pela sua grande eficiência energética. Mas, você conhece quais tipos de LEDs existem? Sabe o que é o LED SMD? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar sobre esse componente, então vamos lá pessoal!
O que é um LED?
O LED (light-emitting diode) nada mais é que um diodo emissor de luz! O diodo, por sua vez, é composto por dois materiais semicondutores de tipos diferentes, que quando ligados, formam o que chamamos de junção P-N.
Leia também
Ele é um dispositivo capaz de emitir luz de forma eficiente e econômica, portanto, é uma alternativa interessante para a iluminação pública e residencial.
Benefícios dos LEDs
Os LEDs oferecem diversos benefícios, entre eles podemos citar:
- Maior vida útil
- Custos de manutenção reduzidos
- Eficiência
- Baixa tensão de operação
- Resistência a impactos e vibrações
- Controle dinâmico da cor
- Acionamento instantâneo
- Controle de intensidade variável
- Cores vivas e saturadas sem filtros
- Luz direta
- Ecologicamente correto
- Ausência de ultravioleta
- Ausência de infravermelho
Tipos de LED
Existem muitos modelos de LED para as mais variadas aplicações, como:
- Lâmpadas
- Plafons
- Placas
- Fitas
- Módulo de LED
- LED comum
- COB LED
- SMD LED
- RGB
- MultiLED
O que é LED SMD?
Os LEDs SMD possuem tamanho reduzido e são soldados em placas eletrônicas, que exigem economia de espaço. Eles possuem uma luminosidade maior que os LEDs tradicionais, por sua superfície otimizada.
Na imagem abaixo, é possível observar um modelo de LED SMD.
A sigla SMD vem do inglês Surface Mounted Device, que quer dizer dispositivo de montagem superficial.
Os LED SMD são retangulares e constituídos por três células, que contam com cristal semicondutor que produz luz ao ser estimulado por uma corrente contínua.
Existem os LEDs monocromáticos, que possuem apenas uma tonalidade de cor, e os LEDs RGB, que podem possuir milhões de tonalidades.
O LED RGB caracteriza-se por possuir um encapsulamento 3 em 1, ou seja, integra as três cores RGB (vermelho, verde e azul). Por isso é possível criar qualquer cor ajustando o nível de cada um.
Usando o RGB, os LEDs podem criar até 16 milhões de combinações de cores e oferecem custos de manutenção mais baixos.
Para proteger as células do LED SMD, são utilizadas resinas que cobrem completamente a parte superior. Estas resinas para o LED SMD estão disponíveis em várias cores e tons.
Dependendo do tamanho, os tipos de LED são classificados com um número de 4 dígitos: os 2 primeiros dígitos para o comprimento e os 2 seguintes para a altura do LED em décimos de milímetro. Por exemplo, um LED 5050 indica um tamanho de 5 x 5 mm.
Há uma grande variedade de tamanho quando se fala do LED SMD, com formatos mais complicados como o SMD 5050 de 5mm de largura, ou mais simples, como o SMD 2835 de 3,5mm de largura.
A produção em larga escala de grandes fabricantes reduziu acentuadamente o seu preço, e o seu contínuo desenvolvimento faz com que o LED ofereça ano após ano mais luz com o mesmo consumo.
Os LEDs SMDs podem produzir uma saída de luz mais intensa do que as produções de LED comuns, embora consumam menos energia. Estas produções têm um design menor e mais plano, uma vida útil longa, e consomem até 75% menos energia.
Aplicações
Os LEDs SMDs são muito utilizados em sistemas de iluminação doméstica e industrial, iluminação de veículos e em dispositivos eletrônicos de todos os tipos.
Os LEDs SMD que combinam o sistema RGB, também são utilizados para iluminação decorativa!
Vantagens do LED SMD
Entre as principais vantagens do LED SMD, estão:
- Versatilidade
- Permite a emissão de luz colorida (RGB)
- Em geral, produzem um facho de luz omnidirecional, que se espalha em todas as direções
- Melhor custo-benefício
Para aprender ainda mais sobre LED, sugerimos que você veja o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e não se esqueça de deixar um gostei!
Compartilhe esse artigo com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também. Gostou desse artigo? Nos siga nas redes sociais e se inscreva no canal do YouTube para ficar por dentro dos conteúdos exclusivos do Mundo da Elétrica!
Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Lâmpada de halogênio – Vantagens e desvantagens!
Como substituir lâmpada fluorescente por LED?
Cálculo de resistores. Dicas de como fazer!
Painel de LED ou placa de LED?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.