O que é uma ponte retificadora?
O tema deste artigo é ponte retificadora, mas o que é isso? Para muitas pessoas, existe uma complexidade enorme envolvendo este assunto, mas estamos aqui para tirar todas as dúvidas e explicar como funciona a ponte retificadora.
Ponte retificadora de tensão – O que é?
A ponte retificadora de tensão transforma uma tensão alternada em tensão contínua. Nesta frase citada temos 5 palavras que são muito importantes para entender este conceito, são elas: Ponte, retificadora, tensão, alternada e continua.
Para explicar a importância de cada uma delas, vamos começar pela tensão. Ela é conhecida popularmente como voltagem, que vem do inglês “voltage”, mas o mais correto é utilizar o termo tensão. Quando você diz que a tomada da sua casa é 127V, você está dizendo que a tensão na tomada é de 127V.
Leia também
Portanto, a tensão alternada significa que o valor da tensão se alterna entre positivo e negativo o tempo todo. Num momento ele tem um valor maior que zero e em outro menor que zero. Talvez você não saiba, mas a tensão na tomada muda entre negativo e positivo 60 vezes por segundo!
Temos aí um pequeno problema, a maioria dos aparelhos eletrônicos precisam de tensão contínua para funcionar e não alternada! A tensão contínua é aquela que se mantém o tempo todo positiva, ou seja, sempre maior que zero, mas isso não significa que ela precisa ser necessariamente constante!
Vamos agora explicar o termo retificadora! Caso você não saiba, retificar significa “tornar reto” ou alinhar. A ponte retificadora atua mantendo a tensão alternada “reta”, ou seja, tensão contínua! Agora falta explicar apenas o termo ponte não é mesmo? Acredita-se que o nome ponte está relacionado com a ponte de Wheatstone, que é feita com resistores e não diodos, mas tem um desenho muito parecido como você pode ver na imagem abaixo!
Pronto! Agora que todos os termos principais foram esclarecidos, podemos continuar com a explicação, aprofundando ainda mais na forma com a ponte retificadora exerce a sua função! Para isso, vamos pegar como exemplo alguma fonte de tensão alternada para explicar o funcionamento da ponte retificadora. Esta tensão alternada pode vir por exemplo, de uma tomada ou de uma saída de um transformador.
Uma fonte de tensão alternada em um momento tem tensão positiva e em outro a tensão fica negativa. Cada parte é um semiciclo, ou seja, a tensão alterna entre semiciclos positivos e negativos, assim como mostra a imagem a seguir.
Existem pontes retificadoras prontas para serem usadas, mas ela também pode ser montada utilizando 4 diodos que é o caso do exemplo que vamos mostrar. Se você não sabe, os diodos são componentes eletrônicos que conduzem eletricidade apenas em um sentido. Já falamos detalhadamente sobre os diodos em outro artigo aqui no site, indicamos esta leitura complementar.
O interessante da ponte retificadora é forma como os diodos estão ligados entre si, cada um em uma posição estratégica! Você precisa compreender que a corrente elétrica passa pelo diodo no sentido da seta do desenho no diodo, ou seja, a corrente vai do anodo para o catodo, assim como está representado na imagem a seguir:
Um detalhe interessante é que só vai haver corrente elétrica se a tensão no anodo foi maior que no catodo. Nunca se esqueça desse detalhe! Sendo assim, quando ligamos a tensão alternada na ponte retificadora, veja o que acontece! Quando a tensão fica positiva do lado de cima, a corrente elétrica gerada chega no ponto p1 e precisa se decidir entre D1 e D2.
Lembra do sentido permitido da corrente no diodo? Então neste caso, o caminho permitido é através de D1, seguindo o sentido de corrente no diodo.
Agora em p2 a corrente não pode fluir por D3, pois o sentido é proibido! Sendo assim a corrente flui pelo resistor até chegar a p3.
Agora em p3 tanto D2 quanto D4 estão no sentido correto para conduzir corrente. A energia poderia voltar por D2, mas isto não acontece por que do outro lado do D2 também está positivo. Logo a corrente flui através de D4!
Ao chegar em p4, a corrente poderia voltar por D3, mas isto não acontece por que do outro lado de D3 está positivo também! Assim a corrente flui de volta para a fonte, fechando o ciclo.
Agora, quando a tensão alterna para o semiciclo negativo, você pode notar que temos um trajeto diferente da corrente! A corrente chega em p4 e precisa se decidir entre D3 e D4.
Como o sentido via D4 não é permitido, ela vai por D3, lembre-se sempre da seta.
Ao chegar em p2, não há como fluir por D1 então a corrente passa pelo resistor até p3.
Chegando em p3, não dá pra voltar via D4 pois D4 também tem positivo do outro lado, sendo assim, a corrente vai por D2 até p1.
Em p1, como do outro lado de D1 também está positivo, a corrente segue para o negativo da fonte!
Não sei se vocês perceberam, mas a corrente no resistor foi no mesmo sentido, da esquerda para a direita, tanto no ciclo positivo quanto no negativo, observe na imagem abaixo. Desta forma, a energia que entrou alternada, aparece sempre positiva e no mesmo sentido na saída da ponte retificadora.
Mas e pra fazer a tensão ficar realmente contínua na saída? Para isso, é necessário utilizar um capacitor, colocando-o em paralelo com o resistor. Feito isso, ele vai se carregar e se encher de energia toda vez que tensão subir e no momento que a tensão começar a descer é o capacitor que vai enviar a energia dele para alimentar o seu circuito, deixando a tensão na saída contínua ou o mais próximo possível disto!
Se você quiser entender ainda mais tudo isso que nós falamos aqui, indicamos abaixo um vídeo do Mundo da Elétrica. Nele você vai visualizar todo este caminho da corrente de uma forma muito dinâmica, além de conferir diversas dicas e curiosidades sobre a ponte retificadora.
Se você quiser aprender mais sobre capacitores, também já fizemos um artigo sobre eles aqui no site, todas essas leituras adicionais são importantes para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos. Se tiver alguma dúvida sobre ponte retificadora, deixe nos comentários que iremos responder.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Diodo Túnel! O que são e quais suas aplicações?
Tensão elétrica e corrente elétrica! Cálculo simples
Grandezas elétricas, o que são e quais são?
O que é um diodo?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
20 comentários para: “O que é uma ponte retificadora?”
Wilson
Olá, equipe mundo da elétrica!
Parabéns pela iniciativa. ÓTima explicação, simples, clara e objetiva.
Equipe Mundo da Elétrica
Sempre a disposição Wilson!
João Silva Maciel
Ótima aula, onde se aprende o que é uma ponte retificadora e para serve, aprende também que não se diz voltagem e sim tensão.
Equipe Mundo da Elétrica
Que bom que gostou João!
Pedro Paulo Moraes dos Santos
Taí uma coisa que para mim parecia tão complexa tornou-se muito simples com os esclarecimentos e conceitos, além da explicação detalhada e bastante didática. Gostei muito e PARABÉNS à equipe!
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Pedro por nos prestigiar! Ficamos contentes que tenha gostado!
Lino
Boa tarde,
Muito boa, a matéria sobre a ponte retificadora!
Equipe Mundo da Elétrica
OBrigado Lino!
Luiz Leoncio Filho
Eu gosto muito dos seus ensinamentos sobre eletrônica. Tudo é bem explicado. Parabéns.
Equipe Mundo da Elétrica
OBrigado Luiz!
Mario Bento Castanheira Lima
Ótimo esclarecimento, obrigado.
Equipe Mundo da Elétrica
Valeu Mario
Francisco de Almeida
Parabems pela explicação muito claro e objetiva asisto sempre o seu canal
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Francisco!
Atila Uchoa Duarte
Muito claro a explicação
Parabéns!
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Atila!
Tasquin
Boa tarde, tenho uma chácara e nela tenho um poço artesiano com 180 metros de profundidade. Na rede da concessionária Elektro existe um transformador bem em frente a chácara, a quinze metros tem o poste com o medidor e na sequência seguem fiação aérea quádrupla com trifásico. Desde março de 2018 a bomba do poço funciona normal com os 220v e 20A. Mas desde janeiro desse ano estou tendo problema pois não está chegando 220v. O concessionária disse que o problema é interno, o meu eletricista diz que tem que fazer um ajuste no transformador da concessionária e está aquela briga boa KKK. A minha pergunta é: existe algum estabilizador que mantenha a voltagem constante em 220v (trifásico) para atuar somente na bomba do poço? Me dá uma orientação ok. Muito obrigado.
Borges
Muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa a eletricidade precisa de gente como vocês do Mundo da Elétrica.
Equipe Mundo da Elétrica
Sempre a disposição Borges!
Quijingue
Essa matéria, deu-me uma outra visão, daquilo que é o meu conhecimento básico sobre a ponte retificadora. Continuem postando matéria do gênero, o mundo agradece.