O que são cargas elétricas e como calcular?
O que é carga elétrica? Essa é uma pergunta muito comum entre as questões do ENEM! Se você não sabe o que são cargas elétricas e como calcular carga elétrica, leia atentamente este artigo do Mundo da Elétrica, porque nós vamos ajudar não apenas quem está estudando para o ENEM, mas também todas as pessoas que estão fazendo faculdade ou vão prestar outros concursos, então vamos lá pessoal!
O que são cargas elétricas?
O conceito físico carga elétrica é que determina quais são as interações eletromagnéticas dos corpos eletrizados. Sendo assim, de acordo com o atrito entre os corpos acontece o fenômeno conhecido como “eletrização”. Nessa situação todos os corpos possuem a propriedade de se repelirem ou se atraírem.
Leia também
Se você observar bem as cargas de mesma natureza se repelem (negativa e negativa) ou (positiva e positiva). Quando as cargas são de natureza diferente, ou seja, de sinais contrários, elas se atraem (negativas e positivas).
Isso acontece porque as cargas elétricas são compostas por partículas que constituem os átomos. Estas partículas podem ser os prótons (carga positiva), podem ser os elétrons (carga negativa) e também podem ser os nêutrons (carga neutra).
Átomos
As unidades fundamentais da matéria são os átomos. Eles são formados por um núcleo com carga elétrica positiva (prótons), além de partículas de carga neutra (nêutrons). O núcleo atômico compõe praticamente toda a massa do átomo, (99,9%), ele é envolvido por uma camada de elétrons de carga negativa.
Prótons
As partículas eletrizadas de carga positiva são os prótons (p+), que juntos aos nêutrons compõem o núcleo dos átomos. Os prótons possuem o valor de carga igual ao dos elétrons. Então fica fácil compreender porque os prótons e os elétrons tendem a se atrair eletricamente.
Elétrons
As minúsculas partículas eletrizadas com carga negativa são os elétrons (e-), que possuem uma massa desprezível, sendo aproximadamente 1.840 vezes menor que a massa do núcleo atômico. Os elétrons são encontrados na eletrosfera, circundando o núcleo atômico a partir da força eletromagnética.
Nêutrons
As partículas de carga neutra são os nêutrons (n0). Como o nome já sugere, estas partículas não possuem carga, mas tem papel importante no núcleo dos átomos, proporcionando uma estabilidade ao núcleo atômico.
O que é carga elétrica puntiforme?
As cargas elétricas são chamadas de puntiformes quando elas correspondem aos corpos eletrizados com dimensões e massa desprezíveis ao serem comparadas às distâncias que os afastam de outros corpos eletrizados.
Qual a unidade de carga elétrica?
De acordo com o Sistema Internacional a unidade de carga elétrica é o Coulomb, sendo representada por (C) em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb que nasceu em 1736 e faleceu em 1806. Coulomb recebeu essa homenagem por causa das suas inúmeras contribuições para os estudos da eletricidade.
Lei de Coulomb
Para entender melhorar essa unidade precisamos conhecer a Lei de Coulomb, que como o próprio nome sugere foi criada pelo físico Charles Augustin de Coulomb lá no final do século XVIII. A lei de Coulomb apresenta os conceitos da interação eletrostática entre as partículas que estão eletricamente carregadas, ela fala que:
- “A força de ação mútua entre dois corpos carregados tem a direção da linha que une os corpos e sua intensidade é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”.
Como calcular a força das cargas?
Para calcular a força das cargas o processo é relativamente simples! Basta seguir a fórmula e os valores apresentados na imagem abaixo:
Precisamos falar também sobre o campo elétrico que é o local onde há uma forte concentração de força elétrica. Portanto, podemos resumir dizendo que o campo elétrico é um tipo força que as cargas elétricas geram ao seu redor.
Como calcular as cargas elétricas?
Se você não teve dificuldades para calcular a força das cargas, certamente vai achar muito simples calcular a quantidade de cargas elétricas. Para fazer este cálculo basta usar a seguinte expressão Q = n.e.
- Q: Carga elétrica
n: Quantidade de elétrons
e: 1,6 . 10-19C – Carga elétrica elementar
Esta relação de cargas positivas e negativas está muito mais presente em sua vida do que possa imaginar! Você sabia que a formação dos raios (descargas atmosféricas) tem ligação direta com a quantidade de elétrons nas nuvens? Neste vídeo abaixo explicamos direitinho como isso acontece, vale muito a pena assistir!
A elétrica é realmente fascinante não é mesmo? Queremos te convidar para continuar em nosso site, acessando cada vez mais informações que podem te ajudar a melhorar a sua capacitação pessoal e profissional.
Qualquer dúvida ou sugestão é muito bem-vinda! Deixe nos comentários que nós vamos responder com maior prazer, e quem sabe a sua dúvida não seja tema do próximo artigo aqui no Mundo da elétrica.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Tipos de circuitos elétricos, quais são?
Corrente elétrica de um aparelho, como é definida?
Diferenças entre circuito série e paralelo.
Eletricidade básica, tudo que precisa saber!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.