O que são isolantes elétricos?
Provavelmente, você já ouviu falar que um determinado material é um isolante elétrico, mas, você sabe o que isso quer dizer? No artigo de hoje, separamos um guia completo sobre o que são os materiais isolantes elétricos. Então, vamos lá pessoal!
A maioria dos materiais são isolantes ou condutores elétricos! Esses materiais atuam tanto aumentando o fluxo de energia quanto inibindo a sua propagação.
Nos átomos que compõem esses materiais existem núcleos com cargas positivas, envoltos por elétrons com cargas negativas.
Para os condutores e isolantes, o núcleo com carga positiva não se move, o que faz com que a principal diferença entre os condutores e os isolantes esteja no movimento dos elétrons.
Leia também
De acordo com o modelo atômico de Bohr, o átomo é constituído por partículas elementares, sendo as mais importantes os elétrons, os prótons e os nêutrons. Na imagem abaixo, é possível ver um esquema do átomo de Bohr.
Todo átomo possui uma camada de valência, que é a última camada eletrônica ou o último nível energético. Os elétrons presentes nessa camada são chamados de elétrons de valência.
Na maioria dos átomos, o número máximo de elétrons de valência é oito. Quando um átomo possui oito elétrons de valência, diz-se que o átomo tem estabilidade química ou molecular.
Os átomos que têm entre 5 e 8 elétrons de valência não cedem facilmente elétrons, já que a sua camada de valência está quase completa.
Esses materiais não são bons condutores de corrente elétrica, uma vez que eles não fornecem elétrons livres facilmente. Portanto, são conhecidos como materiais isolantes elétricos.
Para que um isolante elétrico passe elétrons da banda de valência para a banda de condução, é necessário aplicar uma grande energia.
O que são isolantes elétricos?
Os materiais isolantes elétricos ou dielétricos são caracterizados por apresentarem uma resistência considerável à passagem de corrente elétrica se comparados aos materiais condutores elétricos.
Nos materiais dielétricos, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo de seus átomos e a condução só é possível na presença de campos elétricos elevados.
Entre os materiais isolantes mais conhecidos podemos citar:
- Ar nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP)
- Ar comprimido
- Vácuo
- Gás SF6
- Papel
- Borracha
- Óleo mineral
- Madeira
- Porcelana
- Vidro
- Plásticos
Os isolantes são essenciais para a segurança em eletricidade, pois eles isolam os condutores elétricos, impedindo choques e curtos-circuitos.
Eles garantem a segurança e a integridade dos profissionais, usuários e equipamentos elétricos. Além disso, eles são muito usados para impedir a passagem de corrente ou para evitar a fuga da corrente elétrica em um cabo condutor.
Principais funções dos materiais dielétrico:
- Realizam o isolamento entre os condutores, entre eles e a massa ou a terra, ou ainda, entre eles e qualquer outra massa metálica existente na sua vizinhança
- Modificam em proporções importantes, o valor do campo elétrico existente em determinado local
Alguns materiais isolantes podem ser polarizados, isto é, quando expostos a um forte campo elétrico externo, formam em seu interior um campo elétrico contrário, dificultando ainda mais a formação de correntes elétricas.
Os materiais isolantes capazes de apresentar tal comportamento são chamados de dielétricos e são muito utilizados em capacitores, por exemplo.
Sob condições especiais, como altas temperaturas, tensão mecânica ou enormes diferenças de potencial, os materiais isolantes tornam-se condutores.
Quando isso acontece, a corrente elétrica que os atravessa geralmente causa um grande aquecimento em razão do efeito Joule, ou seja, devido às colisões entre os elétrons e os átomos que constituem o material em questão.
O exemplo mais simples de ruptura da rigidez dielétrica é a da formação dos raios: o campo elétrico que se forma entre as nuvens carregadas e o solo é tão grande que o ar torna-se ionizado, permitindo que os elétrons saltem de átomo para átomo.
Entretanto, mesmo sendo capaz de conduzir a corrente elétrica, o ar volta a tornar-se um meio isolante após a descarga atmosférica.
Quer entender o que é e onde usar a fita isolante líquida, recomendamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica.
Nos acompanhe nas redes sociais e compartilhe esse artigo!
Tem dúvidas ou sugestões? Deixe abaixo nos comentários e te responderemos.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Corrente elétrica de um aparelho, como é definida?
Cabos elétricos, características e dimensionamento!
Condutores elétricos, tipos e características!
Luva para eletricista – Quais são e como escolher!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.