Parafuso parabolt, o que é e como usar?
O que você usa para fixar estruturas na parede ou no teto? O parabolt pode ser a solução do seu problema quando você precisa prender alguma coisa no concreto. Como assim? Você não sabe o que é? Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra como utilizar o chumbador mecânico Parabolt.
A fixação de estruturas em construção civil é mais comum do que você imagina, mas em algumas situações utilizar apenas pregos ou parafusos com bucha não é recomendado, por não suportarem o peso do material que será fixado. Assim surge a necessidade de usar os chumbadores mecânicos para fixação de estruturas mais pesadas como por exemplo, eletrocalha, ventilador de teto, lustre, condensadora de ar condicionado e etc.
Leia também
- A NBR 5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.
- Maleta de eletricista, ferramentas indispensáveis!
Parabolt
O parafuso parabolt é um sistema de fixação expansivo muito versátil capaz de sustentar estruturas em superfícies, sendo capaz de suportar cargas elevadas e muito utilizado em diversos tipos de obras proporcionando uma montagem segura e rápida.
Cada parabolt é composto por um parafuso ou tirante, uma arruela, uma porca, uma jaqueta também chamada de capa, cápsula ou camisa e uma cunha. No mercado podemos encontrar o parabolt em vários tamanhos, que pode ser classificado em polegadas ou milímetros. É muito importante saber o tamanho ideal para cada situação, onde vai ser fixado. Pois existem vários tipos de chumbadores para cada situação.
O modelo mais conhecido de parafuso parabolt é o CBA com prisioneiro, que é o mais indicado para o uso direto em concreto. Outro modelo de chumbador muito conhecido é o nylon que é usado para ancoragem de peças em estruturas ocas como tijolo ou bloco de concreto por exemplo. O chumbador parabolt de nylon é composto por um parafuso, uma arruela, uma capa de nylon e uma cunha. Um detalhe interessante é que a cunha já vem presa na capa de nylon do chumbador.
Como montar e fixar o Parabolt
A montagem do parabolt é bem simples, primeiro você coloca a porca no parafuso, em seguida a arruela, depois é só colocar a cápsula com os cortes laterais voltada para baixo e por último a cunha com parte cônica voltada para cima de encontro com a cápsula.
Agora para realizar a fixação do chumbador mecânico na parede, primeiro deve ser feito o furo onde será inserido o parabolt, lembrando sempre de olhar se as dimensões do chumbador e da broca são iguais. Depois que a furação estiver feita, basta colocar o chumbador no furo se for preciso utilize um martelo para auxiliar na inserção, e em seguida aperte a porca usando uma chave de boca de mesmo diâmetro.
Funcionamento do Parabolt
No momento que giramos a porca, a cunha vai sendo enroscada e sobe na direção da cápsula. Quanto mais aperta, mais a cunha sobe e mais a cápsula se expande.
No modelo de nylon à medida que se vai apertando o parafuso, a capa de nylon vai se deformando e fixando á peça, mesmo sendo um buraco oco ou que tenha uma parede fina.
Funcionamento do Parabolt
A grande vantagem de substituir as buchas de parafuso por chumbadores mecânicos são a segurança e rapidez que oferecem. Um exemplo comum é na instalação de ventilador de teto, como o ventilador faz movimento constante durante o funcionamento, com o tempo pode danificar a bucha convencional.
Além de utilizar um bom chumbador mecânico, outro ponto fundamental para garantir uma boa fixação, é saber realizar o furo nas estruturas de forma correta. Neste vídeo do Mundo do Elétrica mostramos como escolher entre os tipos de brocas.
Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder! No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre o tema, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Ventilador ou climatizador, qual é a melhor opção?
Dicas de como furar cerâmicas!
Ventilador de teto não gira: o que fazer?
Gerador de energia caseiro – Como funciona?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.