Quando devo contratar um eletricista? Vantagens e desvantagens!
Na hora de realizar uma obra ou manutenção na sua residência ou imóvel, muitas dúvidas surgem e diversas delas estão relacionadas com a economia. Quando o assunto é eletricidade, a necessidade de contar com um profissional capacitado é ainda mais importante, visto que qualquer erro relacionado a está área pode causar graves acidentes.
Sendo assim, quando devo contratar um eletricista? Quais as vantagens e desvantagens de fazer vocês mesmo o serviço de elétrica? Posso instalar o chuveiro ou ventilador de teto? Tem problema fazer uma extensão elétrica caseira ou é melhor comprar uma pronta? Todas estas dúvidas e dicas relacionadas à segurança você confere agora!
Leia também
Quando devo contratar um eletricista?
Como foi dito, é bem comum procurar sempre a opção mais barata, mas este pensamento pode te levar a graves consequências. As pessoas que pensam assim, geralmente optam por fazer a maior parte do trabalho mesmo sem ter a capacitação necessária. Cuidado! Você pode estar colocando em risco o seu patrimônio e as pessoas que ali frequentam.
Sendo assim, a resposta da primeira pergunta é bem simples! Você deve contratar um eletricista todas as vezes que houver algum trabalho que envolva a área da eletricidade. Mas preste bastante atenção, não são todas as pessoas que se apresentam como eletricistas que são profissionais, ou seja, existem muitos amadores sem capacitação trabalhando nesta área e efetuando serviços totalmente fora das normas.
É muito importante que este profissional escolhido tenha boas referências e seja capacitado na área do serviço que você precisa. Esta é uma das formas de buscar um trabalho com qualidade, evitando riscos desnecessários. Já falamos em outro artigo aqui do Mundo da Elétrica como escolher um bom eletricista, caso queira conhecer todos os detalhes, basta fazer esta leitura complementar.
Porque contratar um eletricista?
Tanto você quanto o eletricista não capacitado, podem cometer os mesmos erros básicos em tarefas simples como por exemplo, instalar um chuveiro ou um ventilador de teto. Dimensionamento de cabo incorreto, uso de equipamentos de má qualidade, isolamento e aterramento ruim, excesso de equipamentos provocando sobrecarregar na rede, tudo isso são erros bem comuns nos serviços realizados por pessoas não capacitadas.
Tanto numa ampliação de uma rede elétrica quando na reforma de uma já precária, deve-se pensar muito bem e evitar a utilização de fios usados ou emendados. Jamais improvise extensões, se você precisar de uma extensão elétrica para ligar um novo eletrodoméstico, compre uma nova e verifique se o produto foi inspecionado pelo órgão responsável.
O barato pode sair caro!
Economizar é importante, mas economizar corretamente é fundamental! As pessoas precisam entender que quando o assunto é elétrica, a qualidade e segurança devem ser prioridade. Se você não tiver conhecimento teórico e não seguir as normas regulamentadoras, as chances do seu trabalho não ser de qualidade são muito grandes e nestes casos, um dos resultados catastróficos que pode ocorrer é o curto circuito e consequentemente causar um incêndio de grandes proporções. Sendo assim, não pense duas vezes! Conte sempre com um bom eletricista para realizar os trabalhos de elétrica da sua residência.
Os especialistas alertam que além de buscar um bom eletricista, o contratante deve assessorar e inspecionar a compra dos materiais necessários para a execução dos serviços. Busque sempre os materiais adequadas para a atividade que será realizada e opte pelas marcas que tenham boas referências.
Jamais aceite que o eletricista faça qualquer tipo de gambiarra neste trabalho realizado. A gambiarra pode parecer uma alternativa vantajosa e prática no momento, mas na verdade ela é uma verdadeira bomba relógio. Questione sempre que achar necessário, um bom diálogo é sempre o melhor caminho para estreitar a confiança entre o eletricista e o contratante.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Maleta de eletricista, ferramentas indispensáveis!
Normas ABNT para eletricistas! Quais são? Quando usar?
Eletricista industrial, tudo que precisa saber!
Curso de eletricista residencial, tudo que precisa saber!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
2 comentários para: “Quando devo contratar um eletricista? Vantagens e desvantagens!”
Carlos Antonio Mendes
Estou sempre aprendendo algo novo com os emails que recebo
Equipe Mundo da Elétrica
Ficamos contentes que esteja aprendendo conosco Carlos!