Relé falta de fase, como instalar e como funciona?
Sabe quando a luz da sua casa fica bem fraca, mas não chega a cair totalmente? Isso pode ser uma falta de fase.
Quem já passou por isso, com certeza já ouviu falar que precisa desligar tudo da tomada para não correr o risco de estragar! Se isso ocorrer, é necessário desligar o disjuntor geral no QDC ou medidor de energia caso a instalação não possuir um QDC!
Apesar da opção acima ser considerada uma solução, ela não é muito eficiente, já que em uma indústria, por exemplo, correr para desligar tudo manualmente é inaceitável.
Mas fique tranquilo, isso pode ser evitado usando um relé falta de fase!
Leia também
Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou para você um guia completo sobre o que é e como instalar esse componente de proteção!
O que é relé?
O relé é um dispositivo eletrônico que serve basicamente para abrir e fechar os seus contatos de acordo com um comando específico.
Ele pode ser ajustado conforme a aplicação ou já vir configurado no comando, como é o caso de um relé que identifica a falta de fase e a inversão delas.
Quando o relé falta de fase é instalado no circuito, ele recebe as três fases (R, S e T) nos seus bornes de entrada L1, L2 e L3. Enquanto as fases estiverem com seu funcionamento pleno, o relé falta de fase permite o funcionamento do circuito.
Caso alguma das três fases do sistema deixe de funcionar, o circuito eletrônico detecta essa falha. Neste ponto, o microprocessador envia um sinal para o relé interno que comuta os contatos, fazendo com que o circuito pare de funcionar.
Além de simplificar muito os circuitos elétricos, os relés oferecem funções incríveis de segurança e acionamento.
O relé falta de fase tem duas funções importantíssimas, a primeira, com o nome indica, é a proteção contra a falta de fase!
Essa função é fundamental para que o equipamento não apresente um mau funcionamento ou danifique. Um bom exemplo de aplicação é no motor trifásico, que pode queimar se estiver funcionando apenas com duas fases.
Já a outra função deste relé é proteger contra a inversão das fases. Nessa situação, se o sentido de rotação do motor for trocado, tem grandes chances de danificar a máquina e até causar acidentes graves.
Como instalar o relé falta de fase?
Por exemplo, imagine a instalação de um sistema de alarme em um circuito trifásico.
A primeira fase deve ser derivada para o borne L1 do relé e jumpeada para o contato comum, que é o borne 11.
A segunda fase deve ser derivada para o borne L2 e jumpeada para o borne X2 da sirene. Já a terceira fase deve ser derivada para o borne L3.
E no borne X1 da sirene, deve ser ligado um cabo levando para o contato normalmente fechado do relé, que é o borne 12.
Na imagem abaixo, é possível ver o diagrama de ligações.
Como no disjuntor estão chegando as três fases, todas elas vão ser monitoradas pelo relé, pois estão ligadas nos bornes L1, L2 e L3.
No diagrama é possível ver que o contato comum está sendo alimentado pela primeira fase, o contato normalmente fechado está ligado na sirene e ela está conectada na segunda fase.
Dessa forma, quando o circuito for energizado, o contato normalmente fechado vai abrir.
Mas, se uma fase faltar, o contato vai voltar a ficar fechado, a energia vai passar e acionar a sirene!
O mesmo acontece no caso da sequência de fases.
Quando o relé identificar a sequência errada, ele vai voltar o contato normalmente fechado para a sua posição original e acionar o alarme.
Caso queira adquirir um relé de segurança, o Mundo da Elétrica recomenda o catálogo Tramontina, que possui diversos produtos para escolher à vontade!
Para aprender como fazer a instalação do relé na prática, recomendamos que assista o vídeo abaixo!
Compartilhe esse artigo com os seus amigos e nos acompanhe nas redes sociais para acessar conteúdos exclusivos! Caso tenha ficado dúvidas e sugestões, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
O que é tabela ANSI e para o que serve!
Relé falta de fase – O que é e como funciona!
Disjuntor Motor – Aplicações, características e funcionamento!
O que é um relé térmico?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.