Relé – Funcionamento, tipos e aplicações!
Conheça neste artigo do Mundo da Elétrica o que é um relé, o seu funcionamento, e as suas principais aplicações. Conheça as aplicações dos relés temporizadores, relés falta de fase e dos relés de estado sólido. Então, vamos lá pessoal!
O que é um relé?
O relé é um dispositivo eletromecânico desenvolvido para alterar o estado do circuito elétrico, conforme as suas configurações preestabelecidas. Ele possui um circuito de comando que aciona o seu eletroímã para fazer a mudança de posição dos contatos.
Os relés são amplamente utilizados em acionamentos de lâmpadas, janelas e/ou portões eletrônicos. Também são usados em circuitos que visam automatizar algum sistema, além das suas outras aplicações. O relé pode ser acionado com um microcontrolador ou com um arduino, polarizando a sua entrada com 5v ou 12v.
Leia também
Relé: Características construtivas
O relé é um dispositivo eletromecânico constituído pelas seguintes partes:
- Bobina de cobre
- Armadura fixa
- Armadura móvel
- Contatos (NA e NF)
- Mola de rearme
- Terminais de alimentação
A parte mais importante do relé é a bonina! Ela envolve o núcleo de ferrite como em um eletroímã, e é responsável por atrair a armadura móvel, alterando o estado dos contatos do relé.
Relé: Funcionamento
Quando uma corrente elétrica circula na bobina do relé, é gerado nela um campo eletromagnético que atrai os contatos. Diante de um circuito de comando, esses contatos são responsáveis por estabelecer ou interromper a passagem da corrente elétrica.
No momento que a corrente elétrica que passa pela bobina é interrompida, o campo eletromagnético deixa de existir e os contatos voltam para a posição de repouso.
Estes contatos podem ser normalmente abertos ou normalmente fechados. Um contato normalmente aberto é aquele que está aberto em seu estado de repouso, ou seja, sem a influência da corrente elétrica. Deste modo, quando a corrente elétrica passa pelo contato normalmente aberto, este torna-se normalmente fechado.
A mesma lógica funciona para os contatos normalmente fechados, em seu estado de repouso o contato normalmente fechado fica fechado, porém, sobre a influência da corrente elétrica este contato torna-se normalmente aberto.
Tipos de relé
Existem diferentes tipos de relé para as diferentes aplicações que a automação industrial e predial necessita. Falaremos um pouco sobre alguns tipos existentes.
Relés temporizadores:
Esse tipo de relé permite que seja ajustado nele um tempo para que os seus contatos se fechem ou se abram. Podem ser utilizados, por exemplo, na partida estrela triângulo de um motor trifásico de indução, onde o relé faz a mudança do fechamento triângulo para o fechamento em estrela.
Relés térmicos:
Este é um exemplo da utilização do relé como dispositivo de proteção! A sua aplicação pode ser em série com um motor elétrico, interrompendo o fornecimento de energia caso haja alguma anomalia e protegendo o motor.
Relé falta de fase:
O relé falta de fase trabalha no circuito de carga monitorando a presença das fases, e em alguns casos o relé também é capaz de verificar a sequência correta das fases (R, S e T). Deste modo, caso haja falta de alguma das fases, o relé falta de fase interrompe o funcionamento do circuito.
Relé auxiliar:
Este relé é utilizado para atuar de forma secundária em relação à outros dispositivos do circuito. Em comandos elétricos, o relé auxiliar pode atuar como um número extra de contatos para um contator por exemplo.
Relé de estado sólido:
Este tipo de relé é diferente dos relés eletromecânicos. Geralmente este relé é utilizado no chaveamento de cargas resistivas.
Para entender melhor como este relé funciona, veja o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica. Nele são mostrados os componentes e o funcionamento do relé de estado sólido.
Para conhecer outros dispositivos elétricos, continue acessando o site Mundo da elétrica! Temos vários artigos para ampliar os seus conhecimentos.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Relé de impulso – Para que serve e como instalar!
Comandos elétricos e as suas principais simbologias!
Relé temporizador – Características e funcionamento
Dicas de como instalar fotocélula
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.