Relé temporizador – Características e funcionamento
Alguma vez você já usou o relé temporizador? Sabe o que é temporizador e para o que ele serve? Quais são os seus tipos? Acompanhe o Mundo da Elétrica nesse artigo que vamos responder todas essas perguntas e falar de tudo sobre o relé temporizador, que é um componente importante e muito usado nos sistemas de automação em comandos elétricos. Vamos lá pessoal!
O que é Relé Temporizador?
O relé temporizador, timer ou relé de tempo, como também é chamado, pode ser definido como um dispositivo que é capaz de fazer processos de comutação através da manipulação de tempo.
Leia também
Mas o que isso quer dizer? Isso significa que manipulando o tempo antes, durante ou após o seu acionamento, o relé temporizador comuta os seus contatos e consegue realizar funções como:
- Auxiliar na reversão de motor
- Auxílio na automação e sincronismo industrial
- Retardo na energização
- Padronização de sinais para CLP
- Prolongamento de impulso
- Retardo na desenergização
- Prevenção de sobrecarga no sistema de potência durante partidas de motores
- Pulso na energização e outras
Tipos de Relés Temporizadores
Assim como os outros contatores e relés, o relé temporizador possui contatos auxiliares, que se comutam a partir da contagem do tempo configurado.
Existem alguns tipos de relés temporizadores, mas além disso, existem diversos modelos, os quais podemos citar:
- Relé Temporizador Pneumático (acoplado à um contator auxiliar)
- Relé Temporizador Eletrônico Simples
- Relé Temporizador Digital
- Relé Temporizador Industrial
- Relé Eletrônico Temporizador Programável e outros
Veja abaixo os diferentes tipos de relés temporizadores, para que você entenda o que cada tipo de relé pode fazer.
Temporizador com retardo na desenergização (off delay)
Esse tipo de relé trabalha desenergizando o circuito após o tempo configurado nele. Ou seja, após a energização da sua bobina, esse relé comuta os seus contatos imediatamente e dá início ao processo de contagem do tempo que foi ajustado nele.
Assim que esse tempo programado chega ao fim, os contatos que foram comutados voltam para as suas posições originais, cessando a passagem de corrente para o circuito que estava ligado.
Observe na imagem abaixo como é a simbologia deste relé temporizador (off delay).
Temporizador com retardo na energização (on delay)
Esse tipo de relé trabalha energizando o circuito após o tempo configurado nele. Ou seja, no momento que a sua bobina é energizada, esse relé dá início ao processo de contagem do tempo que foi ajustado nele.
Quando o tempo que foi programado acaba, o relé realiza a comutação dos seus contatos, os deixando nesta posição até que a energia seja cortada.
Veja na imagem abaixo como é a simbologia deste relé temporizador (on delay)
Temporizador estrela-triângulo
Esse temporizador trabalha da seguinte forma: quando ele recebe a alimentação e a sua bobina é energizada, a comutação dos seus contatos estrela acontece imediatamente.
Quando o tempo que foi programado nesse relé acaba, os contatos estrela retornam para a sua posição original, e quando isso acontece, o relé inicia uma nova contagem de tempo (geralmente 100 milissegundos).
E por fim, ao chegar no final dessa nova contagem, os contatos triângulo do relé se comutam, permanecendo assim até o interrompimento da alimentação. Observe a simbologia desse temporizador na imagem abaixo.
Temporizador com pulso na energização
Esse tipo de temporizador trabalha com a energização temporária. Os seus contatos comutam no momento que ele recebe energia da fonte de alimentação, mas simultâneo à isso, a contagem do tempo ajustado também começa.
Quando o tempo termina, os contatos comutados retornam para as suas posições iniciais. Veja abaixo como é a simbologia deste relé.
Temporizador cíclico
Esse temporizador trabalha com duas programações de tempo, porque ele funciona assim: Quando é alimentado e a sua bobina é energizada, os contatos do relé se comutam na hora e depois de um determinado tempo, voltam para as suas posições originais.
Esse processo de comutação e volta para a posição original se repete, criando um ciclo até que a energia seja interrompida. Então, as duas regulagens são: o tempo que será ajustado para que os contatos permaneçam comutados e o tempo que será ajustado para que os contatos permaneçam nas posições originais.
Veja abaixo a simbologia deste relé cíclico.
Os relés temporizadores são usados em ampla escala nas áreas industriais, tanto em processos produtivos microprocessados quanto em processos produtivos com eletrônica convencional.
Agora que você já conhece os tipos e o que é um relé temporizador, qual deles escolheria? Para ter mais uma opção de escolha, veja esse vídeo do Mundo da Elétrica sobre um incrível relé temporizador. Com certeza vale a pena assistir!
Chegamos ao fim de mais um artigo do Mundo da Elétrica, esperamos que tenha gostado e que continue acompanhando as nossas postagens!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Relé falta de fase – O que é e como funciona!
Para que serve um relé e quais são os tipos?
O que é um relé térmico?
Como funciona um relé? O que é um relé?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.