Sensor fotoelétrico? Veja o que é, como funciona e tipos!

Em Comandos Elétricos por Henrique Mattede

A área de automação industrial, residencial ou comercial é uma área importantíssima para a evolução da tecnologia e da praticidade em relação à eletricidade. E um dispositivo bastante usado e que contribui muito para essa evolução é o sensor fotoelétrico! Você sabe o que é sensor fotoelétrico? Como funciona e onde é usado?

Neste artigo o Mundo da Elétrica vai definir os sensores fotoelétricos, vai explicar como eles funcionam e vai citar as características que interferem no funcionamento deles. Então, vamos lá pessoal!

Leia também

O que é Sensor Fotoelétrico?

Sensor fotoelétrico pode ser definido como um dispositivo de conversão de luz! A sua função principal é converter uma manifestação luminosa, seja de luz ou sombra em um sinal elétrico, que poderá ser interpretado por um circuito eletrônico como um comando por exemplo.

O sensor fotoelétrico pode ser caracterizado como transdutor quando ele faz a conversão da manifestação luminosa em energia elétrica diretamente. Porém ele também pode ser caracterizado como um sensor quando converte a manifestação luminosa em qualquer grandeza elétrica como por exemplo, tensão, resistência e outras.

Como funcionam os Sensores Fotoelétricos?

Os sensores fotoelétricos funcionam com base nos feixes de luz! Eles possuem um receptor e um emissor de luz, que se relacionam das três diferentes maneiras descritas abaixo.

Sensores Fotoelétricos de Barreira

Veja como esse sensor funciona!

Sensor Fotoelétrico de Barreira! Como funciona?

Esses sensores funcionam da seguinte maneira, eles possuem o receptor e emissor separados em dois invólucros diferentes. Em seu estado de normal funcionamento, o emissor dirige feixes de luzes para o receptor, por isso devem ser instalados de frente um para o outro.

Quando algum objeto ou material atravessa e interrompe esse feixe de luz, o receptor detecta esse objeto e realiza a sua função de conversão.

Sensor Fotoelétrico Retrorreflexivo

Veja como este sensor funciona!

Sensor Fotoelétrico Retrorreflexivo! Como funciona?

Esse sensor é composto por um único invólucro contendo o receptor e o emissor, porém usa como adição um espelho prismático. O seu funcionamento é bastante parecido com o do sensor fotoelétrico de barreira, porém o espelho prismático diferencia nesse processo.

Esse espelho reflete o feixe de luz do emissor e o direciona para o receptor, que realiza a função do sensor.

Sensor Fotoelétrico Difuso

Veja como este sensor funciona!

Sensor Fotoelétrico Difuso! Como funciona?

Esse sensor assim como o retrorreflexivo, possui o emissor e o receptor lado a lado no mesmo invólucro. Seu funcionamento normal se dá com a emissão de um feixe de luz em uma direção.

Porém, quando um objeto entra em contato com esse feixe de luz ele reflete esse feixe, fazendo com que ela vá para o receptor, que detecta o objeto e dá início na função de conversão do sensor.

Fatores de Interferência nos Sensores Fotoelétricos

Esses sensores, apesar de terem três modos de funcionamento, são bem flexíveis em termo de características para as suas aplicações. Por exemplo, um sensor adquirido para detectar uma manifestação luminosa fraca não pode ter uma sensibilidade baixa, pois caso tenha não funcionará da maneira correta.

Essas características são basicamente três: Velocidade, Sensibilidade e Resposta Espectral.

Velocidade

Essa característica se refere ao tempo de resposta do sensor às variações ou modulações das fontes de luz, pois em alguns casos o objeto que deve ser detectado é rápido ou precisa ser identificado rapidamente.

Para cada tipo de velocidade de um sensor existe uma aplicação correspondente. Os casos onde são necessárias respostas rápidas são por exemplo, controle de velocidade de máquinas, leitura de código de barras e outros. um exemplo onde é adequado uma resposta mais lenta é no manuseio de correntes intensas em determinados processos de controles baseados em luz e sombra.

Sensibilidade

Essa característica basicamente dita a variação direta ou inversamente proporcional da grandeza de saída com a intensidade de luz recebida.

A efetividade dessa característica depende muito também da sensibilidade do circuito eletrônico em relação à grandeza de saída do sensor.

Geralmente os sensores são muito sensíveis, para também gerarem uma variação sensível das grandezas em seus circuitos eletrônicos.

Resposta Espectral

Essa é uma característica muito importante e significa a grosso modo o que o sensor pode “enxergar”. Esses sensores diferentemente dos olhos humanos, podem detectar radiação infravermelha e ultravioleta, o que é útil em aplicações como por exemplo, lasers, LED infravermelhos e outras.

Tipos de Sensor

Atualmente, seja na indústria ou não, esse sensor possui muitos tipos e é bastante usado em aplicações personalizadas ou gerais. Entre os os muitos tipos de sensor, podemos citar:

Agora que você aprendeu sobre sensor fotoelétrico, que tal ver os outros sensores? Assista o vídeo abaixo se estiver curioso e aprenda sobre os muitos tipos de sensores. Não se esqueça de curtir o vídeo e de se inscrever no canal do Mundo da Elétrica!

O que achou deste sensor? Compartilhe o artigo e mostre ele para mais pessoas. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe ela aqui nos comentários e volte logo para ver a resposta. Não pare neste artigo, o Mundo da elétrica tem muitos outros para você aprender!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário