Tomadas coloridas, onde usar?
Você já viu aquelas tomadas coloridas, sabe para que serve? O que a norma diz sobre a utilização destes componentes? Neste artigo vamos explicar tudo sobre estas tomadas coloridas e para que eles servem, veja se compensa comprar essas tomadas e quais são as principais vantagens de usá-las, vamos lá pessoal!
Tomadas coloridas: Quando usar?
As tomadas coloridas são utilizadas para identificação de circuitos elétricos e identificação das tomadas. Ao comprar tomadas coloridas ou instalar etiqueta de identificação de tomadas, é garantida a melhoria da segurança nas instalações elétricas. A NR10 cita a necessidade de identificação de circuitos de acordo com a sua utilização como por exemplo, circuitos de iluminação de emergência, circuitos de backup de energia ou identificação de tensão em tomadas elétricas. A norma não especifica a forma de identificação que deve ser usada, mas de algum modo a identificação deve acontecer. Sendo assim, o uso de tomadas com cores diferentes como estas da Linha Orion da Schneider na imagem abaixo, facilita bastante a identificação de circuitos com funções ou tensões diferentes.
Leia também
Tomadas coloridas: Características!
Quando falamos de tomada, não estamos falando apenas da placa que protege as tomadas, mas sim da tomada mesmo onde são inseridos os plugues para conexão elétrica dos aparelhos elétricos. Essas tomadas da linha Orion fabricadas pela Schneider são tomadas modulares e caso você não saiba, as tomadas modulares facilitam muito o processo de instalação elétrica, pois o tempo de manutenção deste tipo de tomada é muito menor.
Tomadas coloridas: Como usar as cores?
As tomadas vermelhas são muito usadas para circuitos com tensão diferente e tomadas verdes normalmente são usadas para ajudar na identificação de circuitos. Geralmente quando os circuitos têm a maioria das tomadas 127V, é usado tomadas vermelhas para identificar aquelas que tem tensão 220V. Já as tomadas verdes, geralmente são usadas para identificação de circuitos de emergência, como iluminação de emergência, backup de energia e tomadas para sistema de combate a incêndio.
A norma NR10 fala sobre a identificação de circuitos de acordo com sua utilização, e nos itens sobre projetos elétricos ela destaca bem isso! O item 10.3.3.1 diz que, os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como: comunicação, sinalização, controle e tração elétrica devem ser identificados e instalados separadamente, salvo quando o desenvolvimento tecnológico permitir compartilhamento, respeitadas as definições de projetos. Estas tomadas coloridas da linha Orion da Schneider seguem o novo padrão de tomadas da norma NBR14136, as tomadas de três pinos.
Tomadas coloridas: Quais as vantagens?
Além da identificação de circuitos e facilidade de manutenção por serem tomadas modulares, outro ponto de destaque destas tomadas da linha Orion da Schneider é a existência de uma eficiente trava de segurança, que não permite que os pinos da extremidade que são os usados para as fases e neutro sejam acessados individualmente, ou seja, se alguém tentar enfiar algum objeto pontiagudo em um dos buracos da tomada, a trava impede este acesso. Esta trava foi criada justamente para evitar esse tipo de acidente que é muito comum entre as crianças, que vira e mexe tentam enfiar objetos na tomada. Na imagem abaixo é possível ver o funcionamento da trava que impede o acesso da ponta da chave de fenda!
Por mais simples que pareça, esta trava pode prevenir diversos acidentes e quando o assunto é segurança em instalação elétrica, todo tipo de prevenção é muito importante e bem-vindo, principalmente para os usuários que não conhecem ou entendem totalmente dos riscos da eletricidade.
Vocês já usaram tomadas coloridas para identificação? Como foi a experiência? Conhece outra forma de identificação? Compartilhe conosco a sua experiência e os outros leitores que tem as mesmas curiosidades!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Tomada USB! Como instalar e quais os benefícios?
Tomada de três pinos, Brasil único pais a adotar este padrão?
Como fazer uma tomada 220V – Faça você mesmo!
Divisão de circuitos residenciais, dicas e regras.
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
7 comentários para: “Tomadas coloridas, onde usar?”
Renato
Mundo da eletrica.
Vocês estão de parabéns!
Sucesso.
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado Renato!
Marcio Francisco da Silva
Esse novo sistema è otimo.
Celso Andrade Godoy Filho .
Muito bom, eu não sabia dos padrões de cor.
Equipe Mundo da Elétrica
Que bom que gostou!
Daniel Chaim
Olá! Gostaria de saber se a tomada de cor vermelha pode ser usada em tomadas de uso específico (20A) para diferenciar das tomadas de uso geral (10A).
Bruno
Pode sim, é uma boa forma de diferenciar, mas muita gente não sabe! Porém, ela também pode ser usada como 10A, então o ideal é ter outra identificação visual